Conhecimento

Personalidade Autoritária, Confrontadora

Orientada para o poder, a coragem e o confronto.

Pontos positivos: líder. Autoconfiante. Protetor. Estratégico. Planejador.
Organizador. Supera obstáculos. Dinâmico. Muito ativo. Encorajador.
Leva os projetos adiante. Apóia o sucesso dos outros. Autoconfiante. Objetivo.
Competente. Sincero. Poder de decisão. Determinação. Convicção.
Lealdade. Corajoso. É perseverante. Gosta de comandar.
Tem grande energia e vai atrás exatamente do que quer.
Os obstáculos o estimulam. Não gosta de teorias. É direto e prático.

Pontos negativos: tirânico. Violento. Insensível. Possessivo extremado. Controlador. Dominador. Autoritário. Intimidador. Confrontador. Rebelde. Diz o que pensa. Egocêntrico. Arrogante. Intransigente. Exigente. Rancoroso. Encontra defeito em tudo. Impaciente. Enerva-se ao lidar com pessoas mais lentas e “fracas”. Despreza a fraqueza. Pensa que as emoções doces são para pessoas fracas. Espera demais de si mesmo e dos outros. Sente-se usado quando o desempenho dos outros não corresponde às expectativas suas. Quer ter forte impacto sobre o mundo. Está convencido de que o mundo é perigoso e injusto. Sua justiça própria é a única justiça. Considera os outros uma ameaça, e a vida, um combate. Não suporta a menor frustração, que desencadeia nele surtos violentos e breves. Gosta do poder real, a qualquer preço, quer o controle e chega a ser dominador. Não gosta de dividir o poder. Ou está com ele ou está contra ele. Descobre os pontos fracos dos outros e não hesita em usá-los para atingir seus objetivos. Quando subordinado gosta de questionar as regras e os limites da autoridade. Tem opiniões pessoais muito fortes que considera as certas e é raro questionar as mesmas. É radical. Gosta de ditar as regras e muitas vezes quebra as mesmas. Age por impulso. Adora uma briga que pode surgir até de um motivo irrelevante. Encara a vida na base do tudo ou nada, sem meio termo. Se expressa de forma direta e pode ser intimidador. Manifesta a raiva e a força abertamente. Agressivo. Exige que o outro faça o que ele quer. Dita os procedimentos e os limites. Faz ameaças; intimida, provoca temor. Rolo-compressor. É do gênero “Será do meu jeito”. Muito protetor, defende a si mesmo, aos amigos e aos que considera fracos. Pune os “maus procedimentos” e os “culpados” para proteger os inocentes e promover a justiça. As pessoas o adoram ou detestam este tipo de personalidade. As primeiras ele protege, as segundas ele ataca.

Temendo não ser respeitado ou não receber o que lhe é devido ou perder o controle da situação se vangloria, blefa, faz grandes promessas e quer que todos saibam que ele é que manda. Oprime, ameaça, se mostra mal-humorado. Quando sente que os outros estão contra ele, se comporta de modo socialmente intolerável, mostra-se vingativo, violento e cruel. Não respeita limites, quebra qualquer escrúpulo. Ilude-se de que é invulnerável, o que pode levá-lo a colocar em risco a si mesmo e aos demais. Quando está convencido de que tem inimigos que podem derrotá-lo prefere destruir implacavelmente o opositor, e deixar até rastro de homicídio.

Forte identificação: com a sensação de intensidade decorrente da resistência ou desafio às pessoas e ao meio.
O que valoriza: independência e auto-segurança. Quer depender o mínimo possível de alguém e contar sempre consigo mesmo.

Como lida com os outros:
mantendo-se em guarda, impedindo que as pessoas se aproximem demais e protegendo-se das mágoas e da ansiedade que tem dos outros. Teme que os outros estejam se voltando contra ele e queiram vingar-se.
Resistência: ao reconhecimento da própria vulnerabilidade e necessidade de cuidados.

Tenta manter a auto-imagem de: forte, resistente, independente, ativo, expressivo, direto, hábil.

Como manipula os outros: dominando os demais e exigindo que faça o que manda.

Regra de chumbo: temendo ser magoado ou controlado pelo outro, o faz temer ser magoado ou controlado por meio de ameaças e ações intimidadoras.

Medo fundamental: o de ser magoado ou controlado; medo de ser invadido. Teme a intimidade e a vulnerabilidade decorrentes do excesso de confiança e afeto.

Desejo fundamental: proteger-se; determinar o curso de sua própria vida.

Mensagem do superego (juiz): “você estará num bom caminho se for forte e conseguir dominar as situações.”
Dúvidas cruéis e sofrimento: como saberei que estou sendo forte e que estarei protegido? De quanto controle preciso? Dominar os outros de fato aumenta meu bem-estar?

Sentimento forte (paixão), vício emocional: excesso, a luxúria. É imoderado não só no sexo como em qualquer área: bebida, comida, drogas, fumo, festas, lazer e trabalhar até a exaustão. Cultiva a luxúria, porque tem necessidade de quantidade e intensidade. A luxúria leva o tipo 8 a tentar controlar tudo em sua vida e afirmar-se com vigor.
Compulsão: evitar qualquer tipo de fraqueza.

Mecanismo de defesa:
negação. Nega o sofrimento sentido ou infligido aos outros. Quanto mais tem de enfrentar o sofrimento, mais se mostra forte, agressivo e raivoso. Nega o medo a ponto de chegar a situações perigosas. A negação o faz substituir sentimentos como a ternura em excesso como a luxúria. Nega o cansaço, a doença. Nega seu impacto sobre os outros e atribui isso à “fraqueza” das pessoas. O sentimento de culpa quase inexiste.

Potencial patológico: sensação paranóica de estar sendo traído por gente “do outro lado”. Isolamento e amargura crescentes. Falta de consciência e empatia; dureza de coração. Episódios de cólera, violência e destrutividade física. Elaboração de planos de vingança e retaliação contra “inimigos”. Visão de si mesmo como “fora da lei”; comportamentos criminosos. Episódios de contra-ataque à sociedade (sociopatia). Distúrbio de personalidade anti-social. Comportamento sádico.

Tipo sadio: quando deixa de lado sua compulsão por evitar a fraqueza, sua autoconfiança se torna verdadeira. Não emprega mais a força para se proteger e a põe a serviço das grandes causas. Aceita os outros como são e os escuta. Descobre a confiança e a compaixão.

Pensamento e ação curativa: lembra que é de sua verdadeira natureza é ser capaz de influir sobre o mundo de forma positiva e não por meio da agressividade e da dominância. Torna-se mais afetuoso e generoso.

Reflexão: talvez esta pessoa não esteja querendo tirar vantagem de mim. Talvez eu possa baixar um pouco mais a guarda. Talvez eu possa deixar meu coração ser tocado mais profundamente.

Pensamentos do tipo; processador inconsciente:

“Dar um boi para não entrar e uma boiada para não sair”.
“Manda quem pode, obedece quem tem juízo”.
“Será do meu jeito ou de jeito nenhum”.
“Não se intrometa comigo”.

Profissões / atividades atraentes: empresários, políticos, líderes e funcionários controladores e ambiciosos. lugares que dependam de bom comportamento e da obediência a ordens. Não gosta de situações onde estão sujeitos a manobras.

Profissões / atividades não atraentes: lugares que dependam de bom comportamento e da obediência a ordens. Não gosta de situações onde estão sujeitos a manobras.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

3 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

3 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

3 dias ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

3 dias ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

4 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

4 dias ago