Destaque

Perfeição, filtros, harmonização: A autoestima está pedindo socorro!

Perfeição, filtros, harmonização: A autoestima está pedindo socorro!

Nosso rosto é nossa identidade, e nossas marcas mostram a nossa força.

Quando, constantemente, negamos a nossa aparência natural nós demonstramos a nossa profunda falta de amor-próprio.

Muitas mulheres vem reproduzindo nas mídias sociais essa frase: “já sou feia em casa, não preciso passar vergonha na rede”, para justificarem o uso de filtros de beleza, nesses casos, a autoestima pede socorro.

Com o passar do tempo seguindo esses padrões, nos escravizando com makes super produzidas, gastando todo o nosso salário em procedimentos estéticos, vamos definhando, literalmente, porque nos tornamos dependentes dessa beleza falsificada e padronizada e acabamos nos esquecendo do nosso rosto verdadeiro, de como somos, e o pior, de quem somos.

HIstóricamente sempre existiu o padrão de beleza, e ele muda de tempos em tempos, antigamente as mulheres de seios grandes eram vistas como “feias” no Brasil, agora todas as mulheres precisam ter silicone, todas buscam ficar com a mesma boca de pato, todas precisam ter a pele lisa, até as que tem 70 anos, todas precisam carregar na maquiagem e nos cílios enormes, e aquelas que fogem a regra, são criticadas.

“Nossa que olheira enorme, passa um corretivo aí, o que custa?”. “Meu, que roupa é essa?. “Faltou um batonzinho não acha? “Você ficaria tão mais bonita se fizesse um preenchimento labial!”.

São algumas das “dicas” de mulher para mulher! E essas análises superficiais estão levando muitas mulheres a sofrer graves problemas de saúde mental e a baixa estima por si mesmas.

Chego a pensar que só de estarem tão dependentes desses filtros e procedimentos, já é um sinal de que existe um grande problema de saúde mental que se esconde por trás dessa necessidade de perfeição.

Aceitar a expressão do tempo em nossos rostos, as olheiras, as rugas e as manchas é apreciar a beleza do tempo e desfrutar da verdadeira autoestima.

Quando falo em autoestima, não estou falando em vaidade e necessidade de perfeição, pelo contrário, estou falando em amor incondicional por nós mesmas.

Estar com a autoestima em dia é se sentir bonita mesmo de pijama e com a cara toda amassada.

É se amar com roupa de grife ou com a blusa furada que a gente usa pra fazer faxina em casa, sabe qual é? Aquela velha de guerra!

É se permitir ficar a vontade, se expor autêntica e amar a verdade que as suas expressões revelam. É amar que a sua aparência é diferente das outras, é ser real, é se permitir ser única.

Quando permitimos que os filtros deforme a nossa aparência real, estamos dizendo para nós e para todo resto do mundo (todo mundo percebe quando estamos usando filtro) que não nos aceitamos como somos, e que para nos sentirmos melhor, precisamos nos esconder por trás de um falso eu.

E foi justamente isso que a ex-BBB Aline Gotschalg sentiu recentemente.

A modelo, lindíssima por sinal, postou uma mensagem nos seus stóries de cara lavada dizendo:

“Estou fazendo stories sem filtro. Tem olheira, manchinhas. Estou tentando resgatar quem eu sou. Porque a gente fica nessa de filtro, filtro… e quando tira, não se reconhece. Eu não estava mais me reconhecendo de verdade”


Foto: Print dos stóries da Aline.

Outra famosa que aderiu recentemente a luta contra o filtro, foi a apresentadora Ana Furtado. Ela gravou um desafio em áudio para incentivar as mulheres a deixarem de usar filtros e a se amarem ao natural.

A linda @rapuzelruivao aderiu ao desafio, vejam só:

E você? Bora excluir o filtro da nossa vida e começar a aceitar o nosso rostinho assim, do jeitinho que ele é?

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Iara Fonseca – Jornalista, editora de conteúdo do Resiliência Humana, Seu Amigo Guru, Homem na Prática e taróloga – Para atendimentos online entre em contato por direct no Instagram @escritoraiarafonseca ou no Facebook @iarafonsecajornalista

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

Iara Fonseca

Jornalista, escritora, editora chefe e criadora de conteúdo dos portais RESILIÊNCIA HUMANA, SEU AMIGO GURU e HOMEM NA PRÁTICA. Neurocoaching e Mestre em Tarot. Para contratação de criação de conteúdo, agendamento de consultas e atendimentos online entrem em contato por direct no Instagram @escritoraiarafonseca .

Recent Posts

Primeira dama de Sinop/MT se declara ao marido: “Te amo infinitamente!” e seguidores ficam admirados com a beleza dela.

Primeira dama de Sinop/MT se declara ao marido: "Sou muito grata por ter você ao…

16 horas ago

“Não permita que seu filho adolescente faça o que quiser só porque é desafiador lidar com ele”, desabafa o psiquiatra Leo Fraiman

"Não permita que seu filho adolescente faça o que quiser só porque é desafiador lidar…

16 horas ago

A pandemia da miopia: OMS estima que cerca de 50% da população mundial será míope até 2050.

A pandemia da miopia: Estudo desenvolvido na China mostrou crescimento de 11% na quantidade de…

18 horas ago

3 Estratégias para Lidar com um narcisista e deixar de ser vítima da sua manipulação.

3 Estratégias para Lidar com um narcisista e deixar de ser vítima da sua manipulação.…

18 horas ago

NÃO GASTE ENERGIA COM QUEM NÃO ACRESCENTA NADA.

NÃO GASTE ENERGIA COM QUEM NÃO ACRESCENTA NADA. Quando você se desgasta com coisas ou…

18 horas ago

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o Miss Universo.

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o…

2 dias ago