Peça ajuda! Não fique sofrendo sozinho! Vai ficar tudo muito mais fácil!

Ligue para alguém, busque um grupo de apoio, pense positivo, não ache que você está sozinho e que ninguém quer te ajudar, existem muitas pessoas passando por coisas parecidas e que gostariam muito de ter alguém, exatamente como você, para conversar e trocar experiências.

Muitas vezes, você escolhe se “F&DER” sozinho porque não quer que os outros sintam pena de você, ou mesmo, não quer incomodar. Pode ser também que você não queira admitir que precisa de ajuda, por orgulho ou por falta de aceitação da própria condição.

Quando você tenta resolver tudo sozinho se achando forte, na verdade, você está se colocando em uma situação de fragilidade.

Nós, seres humanos, precisamos uns dos outros, é arrogância pensar que podemos resolver os nossos conflitos internos e os problemas que enfrentamos no mundo, sozinhos. Enquanto não admitimos para nós mesmos que precisamos de ajuda, os nossos problemas crescem exponencialmente.

Saber delegar funções que nos consomem os dias, aprender a se aproximar de pessoas que possuem conhecimentos que não temos e que precisamos, e principalmente, aprender a pedir ajuda, em vez de exigir que os outros adivinhem as suas necessidades é não só, uma demonstração de humildade, mas também, de inteligência.

Porque quando você escolhe resolver tudo sozinho, você acaba sobrecarregado, sem energia, desanimado; você se sente sem forças e sua mente começa a demonstrar sinais claros de sobrecarga. Você esquece coisas importantes, desde compromissos, tarefas, a chave do carro, a bolsa, a consulta no médico… Em casos mais graves; esquece o filho na escola, o cachorro dentro do carro, passa a fazer escolhas ruins e tomar decisões erradas. Na pressa, e de forma inconsciente, se coloca em estado de perigo, podendo sofrer acidentes leves ou graves.

Reflita por um minuto: Até quando você acha que vai aguentar carregar o mundo nas costas?

Não é saudável! Peça ajuda!

Se você se identificou com esse texto e está cansado(a) de tentar resolver todos os seus problemas sozinho(a), me chame no direct @rhamuche, eu posso te ajudar!

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, terapeuta transpessoal e Constelador Familiar. Photo by Annie Spratt on Unsplash.

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

RECOMENDAMOS









Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.