Autores

PASSADO É REFERÊNCIA E NÃO RESIDÊNCIA

Existem fatos passados que desejamos esquecer e outros que nos deixam saudosos e com vontade de viver de novo tudo aquilo; ou seja, os tempos idos podem ser fonte de arrependimento ou de satisfação. E, certamente, o passado é algo que não volta mais, apenas pode ficar guardado em nossas lembranças e em nossos corações. Saber lidar com o equilíbrio entre o nosso ontem e o nosso hoje é, por isso mesmo, uma arte.

Há quem se prenda a um amor da juventude que não deu certo; quem se lamente por aquela amizade não cultivada; quem se incomode pelo que deixou de fazer; quem se afoga em palavras não ditas; quem quer voltar e fazer tudo de outra forma. De nada irá adiantar olharmos o que passou como o lugar de nossos erros, o lugar onde escolhemos tudo errado, porque, mesmo que não possamos consertar o que é ido, ao menos poderemos nos voltar ao que virá com a certeza de que agora será diferente.

Existe, também, quem enxergue o passado como um local melhor e mais feliz, onde tudo era mais simples, fácil, onde a felicidade era muito mais intensa. Nesses casos, o saudosismo exagera os tons rosáceos daquilo que passou, muitas vezes utilizando-se desse expediente como escapismo ao medo de enfrentar as dificuldades de um hoje desagradável. Inútil tentativa de fuga, uma vez que o tempo presente sempre estará ali na nossa frente, clamando por atitudes de nossa parte.

Na verdade, o passado deve ser encarado como aprendizado, como lição para nossas vidas, no sentido de nos fazer repensar nossos comportamentos e nossas atitudes, para que possamos nos tornar seres humanos melhores. Enxergar onde erramos nos ajuda a não voltar ao erro, bem como perceber o que foi bom nos ajuda a manter em nossas vidas tudo aquilo que nos faz bem. É assim que acertamos quanto à ponderação sobre tudo o que precisamos romper ou manter junto de nós.

Não podemos romantizar nem desmerecer o que passou, mas sim conduzir o presente a partir das reflexões que fizermos frente ao que vínhamos escolhendo até então. Perdemos muito com o passar do tempo, porém, tudo o que somos, temos, tudo em que acreditamos faz parte da construção de nossa jornada. Não seríamos tão especiais e únicos sem ter errado, sofrido e sem ter vivenciado tudo de bom que nos aconteceu.

Enfim, ou levamos conosco o passado, já digerido, enquanto caminhamos pra frente, em movimento contínuo, ou paralisamos inutilmente sob o peso de lamentações ou de idealizações inservíveis. Vida que segue, sempre.

 

Prof. Marcel Camargo

Graduado em Letras e Mestre em "História, Filosofia e Educação" pela Unicamp/SP, atua como Supervisor de Ensino e como Professor Universitário e de Educação Básica. É apaixonado por leituras, filmes, músicas, chocolate e pela família.

Recent Posts

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o Miss Universo.

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o…

4 horas ago

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei tanto!”.

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei…

5 horas ago

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser invalidado.

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser…

6 horas ago

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

3 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

3 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

3 dias ago