Pare de procurar a perfeição, comece a se esforçar pela excelência

Resiliência Humana

O motivo pelo qual você não deve almejar a perfeição e sim a excelência para alcançar uma vida plena.

O grande problema das pessoas, não só durante os treinos mas na vida no geral, é que elas tentam alcançar a perfeição. Você quer saber qual o problema disso? Ninguém é perfeito. É uma ilusão. Almejando a perfeição, você define metas tão irreais que elas se tornam impossíveis de serem alcançadas e você nunca fica satisfeito.

Ao invés disso, esforce-se pela excelência. Ser excelente é ser marcante, proeminente. Alcançar grandeza, brilho, distinção. Então qual a diferença entre isso e perfeição? A diferença é que com a excelência você aceita falhas e erros e aprende com eles. Por outro lado, com a perfeição você nunca admite fraquezas. Tudo deve ser perfeito sempre.

Como você se melhora se não aprende com seus erros?

A resposta é: você não se melhora. Você nunca vai ser o melhor em alguma coisa na primeira vez que fizer. Não é possível. É preciso que você pratique. Que aprenda muito. Conselhos de pessoas mais experientes. Tudo bem se você pedir ajuda quando precisar. É pra isso que serve a Comunidade “Freeletics”. Uma vez que você perceber isso você vai realmente se tornar a melhor versão possível de você mesmo.

Aplique isso no seu treino. Siga essas dicas para se tornar alguém que almeja excelência ao invés de perfeição:

Se recompense pelo esforço feito

Resultados são importantes? Lógico que são. Mas se você se focar apenas nos resultados, no final você não vai alcança-los. Você se sente como se seus esforços tivesses sido em vão. Ao invés disso, se recompense pelo esforço feito. Por exemplo, você não conseguiu um PB dessa vez, mas dominou um pullup. Tudo bem, você não conseguiu o resultado que queria, mas você trabalhou duro e se melhorou de uma outra forma. Você sempre pode voltar a se esforçar por aquela outra meta num outro momento.

Se foque no que você já alcançou

Pensar em perfeição é pensar sempre que você não fez algo bem o suficiente. Como se você pudesse fazer muito mais do que está fazendo. Você precisa parar de se focar no que você ainda não alcançou. É uma pressão constante e desnecessária. Ao invés disso, veja até onde você já chegou. O que você já alcançou? Como você estava há 6 meses atrás? Você fez algo que os outros considerariam impossível. Então quem se importa com o que você não fez? Isso não é nada comparado ao que você tem.

Pare de se comparar com os outros

Claro, um pouco de competição saudável entre você e outro Atletas Livres não tem problema se faz você trabalhar mais rápido. Mas se você começar a comparar o seu sucesso ou as suas metas com os dos outros, você se sentirá frustrado. Você não deve se sentir como se não fosse bom o suficiente só de olhar para os outros, porque você é. Você tem metas únicas que são só suas. Suas próprias idéias de excelência e você trabalhou muito duro pelo seu próprio desenvolvimento.

Aceite os erros. Peça ajuda se precisar. Se foque no processo tanto quanto nos resultados. Pode demorar pra você alcançar as suas metas e os outros podem parecer bem mais à frente, mas isso não faz diferença. Porque você vai alcança-las em algum momento. E, no final, é só isso que importa.

FONTESEANA
COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS





COMENTÁRIOS




Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia