Pare de pedir ajuda para quem não pode ou não quer te ajudar!

Você já pediu uma, duas, três, quatro vezes e, nada dessa pessoa se mover para te ajudar. Já deveria estar claro pra você que essa pessoa não pode ou não quer fazer o que voê pediu, mas por que ainda não está?

Algumas pessoas não conseguem entender a mensagem que está nas entrelinhas, ela precisa ouvir com todas as letras: “EU NÃO QUERO TE AJUDAR”. “SE VIRA”. “EU NÃO POSSO”. “NÃO VAI DAR”.

Se ela não recebe uma dessas respostas, ela fica alimentando a esperança de que um dia, uma hora, essa pessoa vai trazer uma boa notícia.

Por outro lado, também existem pessoas que não conseguem ou não sabem ser diretas, elas não dizem sim nem não. Estão mais em cima do muro “vamos ver”, “quem sabe”, “vamos dar tempo ao tempo”, e esse tipo de abordagem, deixa margem para várias interpretações.

O fato é que, muitos relacionamentos se perdem nesse jogo de dizer uma coisa, mas pensar outra, geralmente, oposta a aquilo que disse inicialmente. A pessoa diz “Claro, vou te ajudar”, mas pensa “Nossa, essa pessoa não consegue fazer nada sozinha”.

Porém, algumas pessoas realmente acham que pode até ser que, um dia, consigam dar aquela força que o colega pediu, mas não querem prometer e depois não cumprir. Isso também acontece.

No entanto, se você já pediu e a pessoa não deu uma devolutiva, pedir mais uma vez para relembrar, pode até funcionar, a pessoa pode dizer “poxa, eu tinha esquecido, é tanta correria, que bom que você me lembrou”. Mas uma coisa é certa, pedir a mesma coisa muitas vezes, sem que a pessoa tenha dado sinais de que quer ou consegue te ajudar, não vai surtir efeito positivo.

Você precisa aprender a pedir ajuda para quem está disposto a te ajudar, caso contrário, você se torna uma pessoa mal vista, ou seja, sempre que você se aproximar pedindo algo, o outro vai sentir um mal estar e vai pensar “lá vem ela de novo”.

Se você precisa de ajuda, procure pedir para pessoas que demonstram que desejam te ajudar, não force a barra nem se humilhe.

Certamente, existirá alguém que poderá oferecer a você aquilo que você precisa. Procure uma pessoa que esteja mais alinhada com os seus reais propósitos de vida e desista de pedir para quem já demonstrou que não tem interesse ou não pode te ajudar naquele momento.

Se você precisa de ajuda e não está conseguindo alguém para te ajudar, me chame no direct @rhamuche e agende uma consulta individual. Muitas vezes, basta mudar de direção e focar no lugar certo para conseguir a ajuda que você merece e sente que precisa.

Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.

Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, palestrante, terapeuta, empreendedor e facilitador do Método Resiliência Sistêmica. Foto: Viola Davis/The Help/Reprodução VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.








Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.