É importante considerar que cada pessoa, incluindo nossos pais, enfrenta desafios e limitações em suas vidas.

Quem costuma julgar, constantemente os pais por suas ações, pode não estar levando em consideração as situações em que eles se encontram hoje ou estavam enfrentando no passado. Muitas vezes, também não buscam compreender profundamente os motivos que os levaram a tomar as decisões que tomaram.

É verdade que ninguém é perfeito, e todos nós cometemos erros. Às vezes, os nossos pais podem não ter recursos financeiros ou educacionais para lidar com os seus desafios e também com os dos seus filhos da melhor maneira possível.

Muitas pessoas ainda não conseguem olhar para os pais com empatia e entender que as ações deles podem ter sido moldadas por uma série de fatores, incluindo suas próprias experiências de vida, pressões externas, traumas de infância e falta de conhecimento em determinadas áreas.

Isso não significa que todas as ações dos seus pais devam ser desculpadas automaticamente. No entanto, cultivar a compreensão e o perdão pode ajudar a melhorar os seus relacionamentos familiares e a sua própria saúde mental.

Julgar seus pais pode ser muito prejudicial, não apenas no contexto da desarmonia familiar que é gerada, mas também do seu desequilibrio interior que acaba afetando a sua vida como um todo. Especialmente, quando você os julga sem entender completamente as perspectivas e experiências que eles tiveram.

A visão sistêmica da Constelação Familiar ensina que quando vocêr julga os seus pais você está desonrando a sua própria vida e enquanto você persistir nesse comportamento e postura, você encontrará dificuldades tanto na vida profissional e financeira quanto nos seus relacionamentos afetivos.

Sem dúvidas, as suas relações familiares podem influenciar fortemente o seu bem-estar emocional e psicológico. Por isso, procure desenvolver a aceitação e compreender as limitações dos seus pais. Aceite-os como eles são, independentemente das falhas que possam ter.

Isso não significa concordar com tudo, mas sim, reconhecer que os seus pais são seres humanos com suas próprias histórias e desafios e que também enfrentam fortes batalhas internas e externas.

Geralmente, as pessoas não percebem que o sofrimento delas tem relação com a falta de aceitação e com o julgamento que fazem aos seus pais, mas assim que entram em contato com situações do passado em terapia, conseguem entender o quanto que esses julgamentos as prejudicaram ao longo da vida.

Se você está enfrentando dificuldades em alguma área da vida, você precisa olhar para o seu sistema familiar. Comente TERAPIA OU MENTORIA para aprender como mudar essa dinâmica que vem prejudicando as suas realizações e afetando o seu bem-estar.

Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.

Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, palestrante, terapeuta, empreendedor e facilitador do Método Resiliência Sistêmica. Foto de Nappy na Unsplash. VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.








Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.