Amigos de verdade a gente conta nos dedos das mãos e, excepcionalmente, dos pés. Amigo é coisa para se guardar debaixo de sete chaves, já dizia a canção. Mas, vem cá, é amizade mesmo ou só faz de conta?

Parceria, amigo não inventa desculpas esfarrapadas, não nos abandona. “Não vai dar, amiga, tenho que ir fazer…” Blá! Vai, mas vê se não volta.

Não quero dizer que amigo é aquele que está 100% disponível. Qual é, todo mundo tem vida social, família, trabalho, compromissos. Todo mundo precisa de um tempo e ser amigo não é ser chiclete. Não precisa ser grudento.

E também não precisa aceitar fazer qualquer coisa. Amizade é parceria, é comprometimento. É juntar todo mundo em casa para ver filme e comer pipoca, como se fosse o programa mais divertido do mundo e realmente é.

Amizade não é faz de conta. Tem gente que só aparece quando precisa de alguma coisa. Chega com aquele rostinho de ah-como-eu-te-amo, conversa por alguns minutos e, do nada, pede um favor.

Isso não é amizade nem aqui e nem na China. O nome disse é oportunismo disfarçado de camaradagem. Não precisa fingir amizade para pedir um favor. Amigos nem precisam pedir.

Amigos de verdade são aqueles que, mesmo distantes, aparecem de vez um quando para perguntar como vão as coisas, não porque precisam de alguma coisa, mas porque sentiram saudade.

Sem fingimento, Amizade é parceria.








Amante de café, boas ideias e mulheres de atitude. Adora conhecer pessoas, filmes e músicas novas. Fundador do Puta Letra. Pai de um livro, esperando o segundo bebê.