Comportamento e Psicologia

Para seguir adiante, saia da sua própria prisão

Há situações em que parece que não há como seguir adiante, em que tudo se complica e se une para não fazer você levantar a cabeça. No entanto, muitas situações apenas são complicadas na medida em que as vemos desse jeito. Seguir adiante é fácil quando você se atreve a sair de sua própria prisão.

É comum ver as pessoas exagerando sobre tudo o que lhes acontece e ficando nervosas por não terem sob controle o resultado de cada decisão que tomam. Saber como serão as coisas antes de começar ou preparar o futuro breve – ou pelo menos tentar – é para muitas pessoas uma frustração constante da vida. Mas é realmente necessário complicar tanto o presente para deixar previsto tudo o que virá?

A vida pode ser muito mais simples e nem por isso sem oportunidades. Tentar subjugar e controlar tudo é uma missão impossível, nos privando de grandes momentos e da possibilidade de encontrar, conhecer e surpreender a nós mesmos.

Ouça, pare de resistir e confie no caminho
Você tem a chave da sua prisão
Você tem a chave… e o poder para abrir a porta e seguir adiante
Explore além da sua zona de conforto para seguir adiante
Ouça, pare de resistir e confie no caminho
A vida tem muito mais para dar do que a sua mente pode conceber. Por que nos fecharmos na prisão que envolve controlar e planejar absolutamente tudo? Não se trata de ir sem direção ou consciência, mas de deixar a porta aberta para que a sorte disponha, porque irá dispor de maneira igual. Assim, se for ruim, podemos escolher na maioria das vezes entre sofrer ou enfrentar.

Mas, como identificar esse caminho? Ouça e ele lhe dará a pista. Se você for capaz de ser sincero, de silenciar as vozes que lhe dizem o que você precisa fazer ou que te indicam o que é [politicamente] correto, você poderá ouvir sua voz interior. E quando sentir que precisa fazer algo fora do plano, algo diferente, não resista. Explore o que a sua voz interior exige. Decifre isso que você precisa e ache uma maneira de fazê-lo, dentro das suas possibilidades.

Mas acima de tudo, confie no caminho. Só assim você pode desfrutá-lo e aproveitá-lo. Só então você encontrará o meio de expressão de que você precisa para transmitir suas emoções e sentimentos, para crescer, ser você mesmo e seguir em frente.

Você tem a chave da sua prisão

Muitas vezes todo o nosso potencial se contrai em uma prisão da qual nós mesmos temos a chave. Mas, por que fazemos isso? Por que projetamos uma vida que corta nossas asas ao invés de manter o voo? Por que, tendo um potencial tão grande, nos submetemos a uma vida medíocre?

A verdade é que a ideia de viver com tudo controlado e planejado parece muito confortável. No entanto e ao mesmo tempo, estar cômodo pode ser muito traiçoeiro. Para abrir as portas de sua cela, comece por se livrar dessa visão estreita que não lhe permite olhar e seguir adiante, que não te deixa contemplar todas as oportunidades que lhe são apresentadas.

É verdade que essa acomodação geralmente vem de experiências passadas. O sofrimento e a dor carregam nossa mochila emocional com medos, complexos e crenças limitantes. Mas, que tal você transformar essa pesada mochila emocional em uma caixa de ferramentas?

Você tem a chave… e o poder para abrir a porta e seguir adiante

Uma coisa é saber que você tem a chave, e outra bem diferente ter a coragem de usá-la para abrir a porta e sair. O medo se esconde por trás de cada decisão que tomamos. O medo do fracasso, do desconhecido, de não sermos suficientemente bons, de confundirmos o nosso caminho ou de sermos julgados, nos freia.

No entanto, não fazer nada é a melhor maneira de ter remorso, de morrer sem ter vivido. Você tem medo de falhar, mas não tem medo de perder a oportunidade de ter sucesso? Tem medo de errar e não de perder uma boa ideia? Tem medo de ser julgado, mas não tem medo opinião que você terá de si mesmo no futuro?

Não deixe que o medo guie suas ações e você nunca irá se arrepender de ter tomado uma decisão importante. Mesmo se você falhar, mesmo se você errar… Cada passo é importante no seu crescimento pessoal. Cada passo irá aproximá-lo dos seus objetivos – mesmo que esse passo seja um erro – e lhe dá a oportunidade de dar lugar à sua liberdade para tomar decisões corajosas.

Seguir adiante pelo caminho mais bonito

Explore além da sua zona de conforto para seguir adiante

Sua prisão é sua zona de conforto. Nada o retém lá. Saia e se abra para o mundo. Sua zona de conforto continuará onde você a deixou se precisar voltar. Lembre-se de que você tem a chave. Você é livre para sair e também para voltar a entrar.

Você tem que correr o risco que supõe colocar um pé fora, e depois outro. Se você acha que está fazendo o que é certo, corra esse risco. Você não precisa se jogar de repente se não estiver pronto. Faça passo a passo. A medida que o fizer, se sentirá muito mais seguro e, acima de tudo, muito melhor com você mesmo.

A incerteza diante do risco desempenha seu próprio papel. À medida que você se acostuma com essa incerteza, à medida que você aprende a gerenciá-la, o medo dará lugar à curiosidade e ao desejo de seguir adiante e ir cada vez mais longe.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

1 dia ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

1 dia ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

2 dias ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

2 dias ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

2 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

2 dias ago