Pais controladores causam danos psicológicos nos filhos ao longo da vida, diz estudo.

Os pais que exercem muito controle sobre seus filhos podem estar causando-lhes danos psicológicos ao longo da vida, de acordo com um estudo que acompanhou um grupo de pessoas nascidas na década de 1940 até os dias atuais.

Os pesquisadores descobriram que as pessoas que relataram que seus pais haviam se intrometido em sua privacidade na infância ou incentivado a dependência eram mais propensas a ter pontuações baixas em pesquisas de felicidade e bem-estar geral realizadas na adolescência, aos 30, 40 e até aos 60 anos.

O impacto negativo no bem-estar foi comparável em escala ao observado em pessoas que sofreram luto, disseram especialistas da University College London (UCL).

Em contraste, pessoas que disseram que seus pais eram mais atenciosos, afetuosos e receptivos às suas necessidades tendem a ser mais contentes na idade adulta.

As descobertas são o resultado de uma pesquisa que rastreou mais de 5.000 pessoas desde seu nascimento em 1946. Está bem estabelecido que as influências da infância podem ter um efeito profundo no cérebro em desenvolvimento, mas este é um dos primeiros estudos que tentou medir seu impacto durante um período de tempo tão longo.

As informações sobre os estilos de criação dos filhos só estavam disponíveis pelos próprios participantes do estudo, que foram solicitados a relembrar suas infâncias aos 40 anos e, portanto, podem sofrer de um certo grau de viés de memória –

O estudo concluiu que pessoas infelizes podem ser mais propensas a retratar seus pais como controladores.

No entanto, os pesquisadores disseram que as descobertas coincidem com estudos anteriores que mostraram que as crianças que são capazes de formar laços emocionais seguros com os pais têm maior probabilidade de ter relacionamentos seguros e felizes mais tarde na vida.

“Os pais também nos fornecem uma base estável para explorar o mundo, enquanto o calor e a capacidade de resposta têm demonstrado promover o desenvolvimento social e emocional”, disse a Dra. Mai Stafford, da unidade de Saúde e Envelhecimento ao Longo da Vida do Medical Research Council (MRC) da UCL, segundo o Independent.

Você acredita que sofre as consequências de ter tido pais controladores?

Acha que eles são responsáveis pelos danos psicológicos que você enfrenta hoje?

*DA REDAÇÃO RH.

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

RECOMENDAMOS









Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia