Comportamento e Psicologia

Ou você aceita, larga, ou muda as coisas

Nossa realidade, nosso ciclo de vida e o dia a dia estão inscritos em um círculo que requer uma harmonia perfeita para que tudo possa avançar. Para que esse desenvolvimento seja perfeito, é bom entender que ou você aceita, abandona, ou muda as coisas. Toda resistência é uma pedra no caminho, toda negação da verdade é uma venda a mais nos olhos.

Um aspecto muito presente na psicologia atual é a importância de aprender a abrir a mão e deixar partir, fazer mudanças e fechar etapas. Algo que aparentemente parece fácil e até representa uma mudança positiva esconde uma realidade que não pode ser ignorada. Nem tudo nas nossas vidas pode ser mudado, e também não é possível se “arrancar pela raiz” de certos lugares, de determinadas realidades onde nem tudo é branco ou preto.

“O que você nega o submete; o que você aceita o transforma”
-Carl Gustav Jung–

Talvez você não se dê bem com seu chefe, mas pode adorar o seu trabalho e o trato com seus colegas. Talvez, por exemplo, você tenha um relacionamento muito complexo com a sua mãe, com seu pai, com grandes altos e baixos, e nem por isso vê a necessidade de quebrar o vínculo de forma definitiva.

A questão de tudo isso desprende uma evidência muito clara: vivemos em uma tela onde abundam os tons de cinza, os azuis intermediários, as manhãs de tempestade e as tardes luminosas. Existem aspectos das nossas vidas que nos tiram a paz e às vezes até o equilíbrio pessoal. Contudo, tudo que envolve esses focos de adversidade oscilante é significativo.

De que forma poderíamos enfrentar estas situações para deixar de viver uma “felicidade pela metade”? A seguir oferecemos algumas respostas.

Existem coisas que simplesmente precisam ser aceitas, mas não antes de haver uma mudança em você.

Na atualidade, neste mundo onde o consumismo nos convida com frequência a descartar as coisas a cada momento para reciclar o tédio pelo estimulante, o antigo pelo novo, é difícil assumir termos como a aceitação. As coisas que são aceitas desprendem para muitos de nós um certo derrotismo, uma sensação de “não tenho outro jeito a não ser…”

No entanto, a psicologia positiva e a própria Terapia da Aceitação e Compromisso (ACT) nos ajudam a entender as coisas de outra forma. A primeira coisa que é preciso aprender a propiciar é uma verdadeira flexibilidade psicológica. Pense, por exemplo, em um pequeno galho agarrado a uma montanha onde um vento intenso bate neste arbusto com intensidade. Não se quebra porque é flexível, não como os galhos das árvores, tão rígidas e obstinadas, que os elementos da natureza sempre acabam quebrando.

Agora visualize uma mãe obsessiva e controladora com a qual sempre houve um relacionamento complicado. Chega a hora de se fazer a pergunta de praxe: o que eu faço, me afasto dela para sempre ou assumo e me calo? A terapia da aceitação não vai nunca dizer para sucumbir, para se deixar vencer pelas suas artimanhas, pela sua influência negativa. Vejamos isto em detalhe.

Chaves da Terapia da Aceitação e Compromisso (ACT)

Para a terapia da aceitação e compromisso, o sofrimento faz parte da vida. Contudo, é preciso aprender a administrá-lo, a entendê-lo e a transformá-lo. Se praticarmos a rigidez psicológica não faremos mais do que alimentar esse círculo vicioso de perder a oportunidade de escolher livremente a conduta que queremos aplicar em nossos problemas cotidianos.

É bom aprender a reconhecer nossas emoções. Aceitar não é a mesma coisa que assumir, é entender o que me acontece e como me sinto quando estou com alguém ou quando faço alguma coisa em especial.

É preciso aprender a viver o presente. Esperar que as coisas mudem, que outros ajam como nós esperamos, é perder tempo. A mãe controladora não vai mudar, o chefe explorador não será um chefe que irá praticar a inteligência emocional no mês que vem.

Uma vez que ganhamos plena consciência de como são as coisas e de que existem certas pessoas que não irão mudar o seu jeito de ser ou o seu comportamento, as aceitaremos da maneira como são.

Aceitá-las não significa aceitar o tratamento que nos dirigem. É preciso lembrar quais são nossos próprios valores, nossos princípios e necessidades para criar um compromisso real com elas.

Ao aplicar estes princípios, pouco a pouco conseguiremos criar distâncias higiênicas onde as palavras já não machuquem mais. Elas poderão continuar vivendo nos seus altares turbulentos, porque já não nos afetam. Sabemos quem somos e o que valemos.

Coisas que mudam, coisas que deixamos para trás

Já sabemos que existem coisas que devem ser aceitas porque aprendemos a administrar o seu impacto nas nossas vidas. Porque no fim das contas, o resto dos aspectos que nos rodeiam são importantes para nós e podemos fluir, avançar, construir uma felicidade real.

Deixar para lá é melhor do que reter, porque é potencializar, e segurar é limitar.

Também há momentos nas nossas vidas em que os ânimos se acabam e o pensamento “eu posso aguentar mais um pouco” nos leva a uma rua sem saída. São momentos de grande dor, de grande dificuldade onde apenas os valentes sabem o que é o mais adequado: deixar partir, mudar de ares, de vida, de cenários.

Fechar uma porta para abrir outra diferente nunca será um erro. A felicidade nunca é garantia quando fazemos uma mudança, isto é fato, contudo, o pior fracasso é ficar onde apenas cresce a decepção, ali onde a nossa própria autoestima se fragmenta em um grito afogado, em um prazo que ninguém respeita.

Aprendamos a aplicar nas nossas vidas este simples princípio onde o medo ou a indecisão não fazem sentido: as coisas devem ser aceitas, mudadas ou abandonadas.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

9 horas ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

9 horas ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

10 horas ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

11 horas ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

1 dia ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

1 dia ago