Os problemas se resolvem conversando e não parando de falar!

os-problemas-se-resolvem-conversando-e-nao-parando-de-falar

Os problemas se resolvem conversando e não parando de falar!

Saber se relacionar é saber se expressar e se comunicar com clareza.

Uma boa conversa é um fator essencial para a construção de relações saudáveis e é fundamental para o crescimento profissional.

É só analisar a sua rotina: reunião de trabalho, convívio com a família, apresentação na faculdade, roda de amigos, o tempo todo estamos interagindo e nos comunicando, e se decidimos nos calar diante dos desafios que as relações nos apresentam, simplesmente deixamos passar a oportunidade de esclarecer pontos importantes e principalmente, de entendimento entre as partes.

Porém, a cada dia que passa, é crescente o número de pessoas que não conseguem expressar o que sentem, o que pensam e o que querem. E por que isso acontece?

Os motivos são os mais variados: reuniões são feitas por meio online, compras são efetuadas das nossas casas, ligações quase não são mais realizadas, ou seja, o dinamismo e agilidade das rotinas atuais fazem com que o ser humano não se expresse de forma efetiva.

Outro motivo também pode ser questões emocionais, ou seja, alguma experiência negativa durante sua trajetória de vida.

Quando uma pessoa não sabe como se expressar, ela lida com uma série de fatores negativos como por exemplo, a insegurança. Quando uma pessoa tem medo da reação do outro, guarda mágoas, por acreditar que as outras pessoas a interpretaram de forma errada, cria conflitos, por não concordar com opiniões contrárias, sofre com a timidez, por achar que não deve expressar suas ideias e sentimentos, entre outras situações, ela infelizmente, não consegue alcançar o seu objetivo.

Por não saber se expressar bem, a pessoa prefere se manter no anonimato, acreditando que essa é a melhor saída.

Mas esse é um grande erro!

Aprender a se expressar bem é essencial para organizar suas ideias em uma linha lógica de pensamento, demonstrar conhecimento, expressar pontos de vista e evidenciar sua personalidade.

Engana-se quem pensa que a arte de se expressar bem não é para todos.

Pessoas podem sim já nascer com o dom da oratória, mas caso esse não seja o seu caso, não se desespere, com treino, dedicação e mudanças de comportamento, você pode aprender a expressar o que você pensa e sente com clareza e eloquência.

Os problemas se resolvem conversando e não parando de falar. Se conversando não resolveu, é um claro sinal de que você não sabe como expressar o que você sente. Quando não sabemos comunicar o que não estamos gostando, o que não queremos, ou o que não entendemos, mesmo conversando, acabamos criando conflitos desnecessários.

Se você tem o costume de sofrer calado e não sabe como resolver esse seu bloqueio de comunicação, me chame no direct @rhamuche, eu posso te ajudar a superar de uma vez por todas essa insegurança que não te permite expressar o que você quer com clareza.

*DA REDAÇÃO RH.
Texto de Robson Hamuche. Foto de Marc Schaefer no Unsplash

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS






COMENTÁRIOS




Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.