Os narcisistas são verdadeiros camaleões. Já notou?

Certos comportamentos típicos associados ao transtorno de personalidade narcisista (NPD) exibem uma habilidade notável para se adaptarem e moldarem uma imagem de acordo com o contexto social exige ou para alcançarem seus objetivos pessoais.

Os narcisistas, muitas vezes, demonstram uma habilidade impressionante para se adaptar a diferentes situações sociais. Eles podem modificar sua aparência, comportamento e estilo de comunicação para se adequar ao ambiente em que se encontram, muitas vezes buscando obter admiração e aprovação.

Assim como um camaleão muda de cor para se camuflar, os narcisistas podem ajustar sua apresentação para influenciar a percepção dos outros sobre eles.

Eles podem se esforçar para criar uma imagem que atenda às expectativas e desejos do público em questão, visando ganhar aceitação e admiradores.

São pessoas que, frequentemente, exibem um charme superficial e uma habilidade para atrair as pessoas ao seu redor.

Eles podem adaptar seu comportamento para parecerem carismáticos e encantadores, especialmente, quando isso serve aos seus interesses.

Enquanto os camaleões alteram sua cor principalmente como uma forma de camuflagem ou expressão emocional, os narcisistas, geralmente, modificam sua máscara com o objetivo de obter benefícios pessoais, como manipular relacionamentos, conseguir admiração ou alcançar poder.

O transtorno de personalidade narcisista é uma condição complexa que vai além dessas características superficiais. Envolve padrões persistentes de grandiosidade, falta de empatia e uma necessidade constante de admiração.

O comportamento camaleônico dos narcisistas é apenas uma faceta de sua personalidade multifacetada e, muitas vezes, desafiadora, que deseja de forma egoísta obter vantagens, mesmo que para isso, tenham que passar por cima dos outros, prejudicar ou até destruir a imagem de outras pessoas que, de alguma forma, podem estar atrapalhando os seus planos, aspirações e desejos.

Se você já conviveu ou convive com um narcisista, você já sentiu na pele esse comportamento camaleônico que eles têm. E com certeza, deve ter sofrido as consequências. COnta aqui a sua história!

*DA REDAÇÃO RH. Foto de Jon Ly na Unsplash

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.