Autores

Os animais são Guerreiros que combatem a solidão na velhice

Eles são Guerreiros que combatem a solidão da velhice

Por Valeria Sabater

Às vezes, as coisas mais simples são as que nos trazem mais benefícios. Todo mundo que conhece animais sabe o quão importante eles podem ser em nossas vidas. Mas o que é verdadeiramente surpreendente é a forma como estes pequenos seres conseguem reviver as pessoas isoladas em sua doença, os idosos com demências, com a doença de Alzheimer, por exemplo, que não reagem ao seu ambiente e se perdem em um cérebro que já não é capaz de realizar as mesmas conexões neuronais de antes.

Quando percebem a proximidade de um cão ou de um gato, reagem imediatamente, procuram poder acariciá-los, poder abraçá-los e gostam de cantar para eles. Não importa que já tenham dificuldades de fala, o sentido da música é imediatamente ativado pela simples proximidade de um animal de estimação.

Os animais são verdadeiros terapeutas que não pedem nada em troca.

ANIMALTERAPIA A ADULTOS IDOSOS

Usamos a terapia animal com uso de certos animais para oferecer ajuda às pessoas. Além de orientar cães para pessoas cegas, também podemos ver como, pouco a pouco, certos animais de estimação são introduzidos para facilitar a vida de pessoas com outras deficiências, sejam físicas ou mentais.

Os Animais são treinados desde muito jovens para atender necessidades, para preceder certos estímulos e ser, em essência, aquela mão direita quando nosso corpo ou nossa mente, não trabalham na totalidade de suas possibilidades. Um campo que está se tornando mais forte a cada dia, é usar animais como mediadores de melhoria para a vida dos idosos.

Mas porque? Quais os benefícios que eles trazem para os idosos?

-Fornecer empresa, apoio emocional e tranquilidade.

-Eles obrigam as pessoas a continuarem tendo responsabilidades, ter que cuidar de alguém, sair para uma caminhada no caso de terem um cachorro, ir às compras, se preocupar e ter rotinas onde possam se encontrar novamente úteis.

– Foram realizados estudos nos quais se demonstrou que os animais de estimação regulam a nossa tensão, proporcionando-nos uma sensação de paz, aliviando o nosso stress e ansiedade . Dessa forma, para os idosos, eles são uma fonte maravilhosa para cuidar do coração.

-São meios de socializar , oferecer maior mobilidade aos idosos sedentários.

– No caso de idosos que vivem em uma residência, as experiências com animais estão sendo incrivelmente positivas. Incentivo animal de estimação é usado para melhorar suas habilidades motoras e, assim, realizar atividades diárias como caminhar, escovar a alimentação animal … . Desta forma, o equilíbrio, progresso e autonomia são melhorados tanto quanto possível.

A terapia com animais dura geralmente uma hora e ocorre duas a três vezes por semana. É o momento mais emocionante para os idosos residentes, tanto para os que trabalham por conta própria como para os que têm alguma demência.

– Os idosos que usam o andador, por exemplo, estão mais motivados a deixar a ajuda – com cuidado – e superar seus medos de brincar com os cães. A motivação para tê-los perto e desfrutar de sua companhia estimula-os fisicamente, emocionalmente e cognitivamente.

Os animais tornam-se assim o melhor remédio para todas as idades , mas são especialmente benéficos para os idosos. Substitui as melhores drogas, um sinal de afeto que os retorna para o mundo de emoções e sentimentos, que os obriga a se mover, para sair, para ser responsável por um ser vivo que nunca irá pedir nada em troca mais do que sua própria companhia e o amor que podemos dar a ele.

Você ficará surpreso em saber que a terapia animal não se limita a gatos ou cães, nos EUA é frequentemente trabalhado com lhamas. Eles são dóceis, receptivos e um maravilhoso estimulante para os idosos. Simplesmente incrível.

**Tradução e adaptação Redação Resiliência Humana. Com informações de La Mente és Maravillosa

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o Miss Universo.

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o…

10 horas ago

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei tanto!”.

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei…

10 horas ago

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser invalidado.

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser…

11 horas ago

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

3 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

3 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

3 dias ago