Orações para proteção, abrir caminhos e retirar obstáculos!

Não se prenda aos dogmas religiosos, e não deixe de fazer essa oração caso você siga outra religião. Apenas se abra para receber a energia dessas orações em seu coração.

Ogum é o Orixá guerreiro, verdadeiro e direto, que protege seus filhos e abre caminhos nas dificuldades da vida. Ele executa a justiça de Xangô, empunhando sua espada ou lança, não importa de onde venha o mal. Por isso, ele é um dos Orixás mais importantes, presente tanto no panteão da Umbanda quanto no Candomblé.

Entre suas diversas qualidades, ele está ligado a outros Orixás e Iabás (Orixá feminino), trabalhando em conjunto, a fim de ajudar a quem precisa.

Para quem não é adepto das religiões de matriz africana, ele é o arquétipo do guerreiro justo e honrado, sendo suas orações ligadas à força, abertura, proteção e ação.

De forma muito resumida, no Candomblé, Ogum é o ancestral de luta e ferro, que se manifesta através dos seus descendentes. Já para a Umbanda, é um ser de luz maior, que guia e ajuda, com suas falanges e entidades relacionadas.

Entenda a importância da oração de Ogum, seus sincretismos e como utilizá-los no dia a dia:

Qual a importância da oração de Ogum?

Antes de fazer uma oração de Ogum, é importante entender que esse arquétipo ou entidade é de grande importância e sua egrégora é carregada de energia de ação, movimento e aplicação da justiça. Dessa forma, é importante estar em sintonia com ela para que possa tirar proveito dos seus efeitos.

Claro que, além de pedir ou simplesmente se ligar a esse Orixá, também se deve agradecer ao final das orações, pois ele é o Senhor dos Caminhos e não desiste até conquistar a vitória.

Para orar, você pode simplesmente se acalmar e mentalizar ou, se preferir, acender uma vela azul, vermelha ou branca, deixando queimar até o fim.

Entenda melhor quem é Ogum, seus sincretismos em outras religiões – incluindo o mais famoso, São Jorge – e as mais poderosas orações para proteção, abrir caminhos, vencer batalhas e é claro, para o amor.

Quem é o orixá Ogum?

Filho de Iemanjá e Odudua, Ogum é irmão de Exu, Oxóssi e Xangô e foi o primeiro a descer para a Terra (Ayé) para ajudar o ser humano, ensinando assim o trato com o metal e a agricultura. Seus itans (lendas) têm origem em regiões como Nigéria, Togo, Sudão e Benin, sendo aderidos e interpretados pelo Candomblé, Umbanda, Quimbanda e outras religiões de matriz africana.

Essas lendas falam do filho de um rei que por onde guerreava, trazia a vitória e prosperidade, tornando seu reino cada dia mais próspero.

Aliás, guerra é o significado de Ogum em Yoruba, mas não no sentido literal e sim no de luta, conquistas e vitórias. Ele é o Senhor das estradas, o guerreiro que não descansa e aquele que traz o sucesso.

Ogum nas diferentes religiões

Assim como acontece com Deuses Gregos e Romanos, há diferentes sincretismos entre Ogum e deidades de outros panteões. Por exemplo, na mitologia grega ele é Ares, o Senhor da Guerra. Já na romana, é conhecido como Marte, com o mesmo título.

No hinduísmo, o Orixá Ogum é sincretizado com Vishwakarma, o grande Deus das armas e carruagens, fonte de prosperidade, de pensamento ágil e justo. No sincretismo católico, Ogum é conhecido como Santo Antônio na Bahia, porém o mais comum é o sincretismo com São Jorge.

Sincretismo entre Ogum e São Jorge

O sincretismo mais conhecido de Ogum é com sua contraparte católica, São Jorge. O que mais liga o Orixá ao Santo é a coragem, persistência e fé. Além disso, a coragem de ser quem é e nunca desistir dos seus protegidos fica marcada tanto nos Itans africanos quanto nas lendas cristãs.

Eles foram líderes natos, grandes comandantes e guerreavam pelas suas crenças e seu povo. Protetores, eles não permitiam que o mal se aproximasse, fossem povos invasores ou o que consideravam a falsa fé. Ao final de suas vidas terrenas, tornaram-se mártires e referência para os seus.

Oração de Ogum para proteção

Tanto na Umbanda, quanto no Candomblé, as orações podem ser feitas de forma interna e silenciosa ou através de músicas simples, acompanhadas pelos atabaques, chamadas de Pontos. Cada Orixá tem seus pontos e através deles seus filhos pedem com fé.

Faça essa poderosa oração de Ogum para proteção:

“Eu tenho 7 Espadas pra me proteger
Eu tenho 7 Espadas pra para vencer
Eu tenho Ogum em minha companhia
Ogum é meu Pai, Ogum é meu Guia
Ogum 7 Espadas, é filho da Virgem Maria

Ogum
Cavaleiro de umbanda
Vencedor de demandas
Não deixa filho tombar

No luar ele chama a sereia
Risca ponto na areia, unindo as forças com o mar
E quando ele chega na aldeia
As estrelas clareiam
Para ver Ogum trabalhar

Ogum
Cavaleiro de umbanda
Vencedor de demandas
Não deixa filho tombar”

Oração de Ogum para abrir caminhos

Se as coisas estão difíceis e você precisa abrir caminhos, seja entre espinhos ou flores, pode contar com o Senhor das estradas para te ajudar.

Faça essa oração de Ogum para abrir caminhos:

“Ele é São Jorge guerreiro
O Rei dos feiticeiros
Feitiço como este
Ainda estou para ver

Ele gira no Encruzo
E na Calunga também
Ele é um Rompe Mato
Saravá Ogum de Lei

Estava na beira da praia
Quando eu vi 7 ondas passar
Abre a porta, oh gente, que aí vem Ogum
Com seu cavalo marinho ele vem saravá

Ogum, que abalou as estrelas
Que abalou as areias e as ondas do mar
Ogum, a hora é boa, abre os caminhos
Firma esse Congá.”

Oração de Ogum para vencer batalhas

Quando a batalha é iminente e você não tem mais como evitar essa demanda, pode contar com o apoio do guerreiro para alcançar a vitória.

Faça a oração de Ogum para vencer batalhas:

“Ogum quando sai da lua
Ele faz tremer a Terra
Nos campos de batalha
Senhor Ogum venceu a guerra

Vamos Saravá nosso Pai
Ogum Beira Mar
Vamos Saravá nosso Pai
Ogum Beira Mar

Na porta da romaria, eu vi um cavaleiro de ronda
Ele trazia um escudo no peito
E uma lança na mão
Ogum guerreou
Venceu a guerra e matou o dragão.

Seu general
Com sua espada e sua lança
Ele deixou em seu caminho
Um montão de sentinela

Seu general, oh seu general
Na lei de umbanda ele é meu Pai
Foi o senhor mesmo que disse
Que filho de Ogum não cai”

Oração de Ogum para o amor

Não se pode dizer que amor é a especialidade de Ogum, mas ele aprendeu com Iansã e Oxum o que é o amar. Dessa forma, pode contar com essa oração de Ogum para o amor, da forma que Ele o vê:

“Minha espada é de aço
Minha espada vai brilhar
Minha espada é de fogo
É Ogum, é Beira Mar.

Brilha muito e com amor
Em sua bela caminhada
Beira Mar em sua estrada
Tem a estrela bem amparada

Brilhou no céu, brilhou no mar
A lança de São Jorge, refletindo no luar
Ogum é São Jorge, meu santo protetor
Dai forças aos meus irmãos, saúde, paz e amor”.

Como a oração de Ogum pode auxiliar na sua vida?

A oração de Ogum é pura força, fé e axé positivo. Através dela, você pode canalizar sua intenção e firmar seus objetivos, de forma a alcançá-los mais rapidamente. Todas as orações tem força, só depende do quão verdadeira ela é para você.

Ogum e São Jorge são guerreiros que nunca desamparam seus filhos e é para eles a oração mais poderosa contra quem ou o que possa querer te prejudicar.

A oração de Ogum te protege e defende, colocando em sua porta sete espadas e fazendo com que sete ondas afastem todo o mal.

Faça essa também:

“Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge
Para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem,
Tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam,
E nem em pensamentos eles possam me fazer algum mal.

Armas de fogo o meu corpo não alcançarão,
Facas e lanças se quebrarão sem o meu corpo tocar,
Cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrar.
Ogunhê meu Pai! Salve São Jorge guerreiro!”.

Que os seus caminhos se abram agora e que você possa vencer todas as batalhas com a força do seu amor!

*DA REDAÇÃO RH. Texto produzido por Sonho Astral

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

RECOMENDAMOS









Sonho Astral é um site de astrologia, sonhos, simpatias, oráculos, numerologia e espiritualidade! Venha nos conhecer!