Categories: Conhecimento

O que fazer quando estamos estressados, tristes e decepcionados?

Eu poderia escrever sobre muitos assuntos hoje, mas vou tomar a liberdade de escrever sobre como se desestressar ou sentir-se melhor após um dia em que as pessoas ou situações nos deixaram tristes, decepcionados ou estressados.

Só sabe a dor aquele que sente, por isso, nessa vida os relacionamentos são bem difíceis de ser compreendidos e, consequentemente, mantidos. As pessoas podem e magoam as outras muito facilmente, muitas vezes porque conhecem pouco o poder destruidor de suas palavras e atitudes.

Quando nos sentimos decepcionados

Diariamente podemos ser bombardeados por situações provocadas pelas pessoas de nosso convívio. Sei que podemos nos prevenir, evitando a todo custo nos deixarmos levar pelas investidas do outro, mas há dias em que não somos de ferro, e a coisa vem toda para cima da gente como uma avalanche. Muitas vezes nos golpeia, outras nos derruba sem possibilidade de proteção.

Após a sensação cega de raiva, mágoa e posterior tristeza, temos que pensar em algo que possa unir os caquinhos que sobraram desse embate. Por isso acho válido dividir ações que podem ser muito eficazes em dias assim.

Evite álcool, cigarros ou qualquer outro tipo de entorpecente. Uma vez magoados temos de sentir tudo, há formas mais saudáveis de extravasar a raiva, mágoa e outros sentimentos negativos que sentimos após uma briga ou desgaste emocional.

Procure pessoas confiáveis; pode ser alguém da família, seu marido ou esposa, amigos, mas estar em volta de pessoas que te querem bem já é um grande alívio. Quando sofremos decepções precisamos sentir que alguém nesse mundo merece nossa confiança de novo, assim conseguimos renovar a esperança.

Encontrando esse alguém disposto a ouvi-lo, conte tudo de uma vez, faça uma catarse, tire o peso de tudo que ouviu ou leu. Muitas vezes as pessoas que nos magoaram estão tão cheias de negatividade que depositam sentimentos hostis e pesados em nós, e pela verbalização a tensão diminui.

Peça colo. Isso mesmo, não são só as criancinhas que precisam de um colinho de vez em quando, nós também precisamos de consolo. Nesse momento podemos liberar nossas lágrimas guardadas e extravasar todo o nó na garganta de palavras não ditas e sentimentos oprimidos que nos deixaram decepcionados.

Ouça músicas que realmente fazem sentido na sua vida, melodias que lhe remetem a momentos felizes acalmam seu coração e trazem conforto para a alma. Para mim funciona ouvir Legião Urbana, Djavan, Capital Inicial, Frejat, Elis Regina, Nando Reis, Jorge Vercillo, e por aí vai…

Vá para casa, tome um banho bem gostoso, lave os cabelos, sinta a água pelo corpo, procure respirar fundo, vista-se de pijama, nada melhor que sentir-se confortável para voltar a calma num corpo cansado e frustrado por um dia difícil.

Amo livros para colorir de adultos, eles realmente acalmam. Use muitas cores, pite com força, deixe a tensão ali, em cada traço. Ler também pode acalmar, procure um livro mais leve, com histórias de amor ou que seja inspirador.

Assista a uma boa comédia: rir ainda é o melhor remédio para preencher o vazio que toda a decepção nos deixa. Tome um delicioso pote de sorvete Tablito ou peça um açaí em casa, tem gente que prefere chocolates, brigadeiros, ou leite condensado mesmo! Alimento é afeto, então permita-se, pelo menos nesse momento!

Faça algum exercício que goste, pode ser alongamento, pilates, ioga, corrida, caminhada, meditação, mas faça um. Os exercícios aliviam a tensão muscular que todos os sentimentos negativos nos trouxeram.

Dormir. Sim, simples assim, nada como uma boa noite de sono para colocar tudo no lugar certo. O sono é o que nos recompõe quando estamos decepcionados. Podemos fazer todo o descrito acima, mas se não dormirmos estaremos com um nível alto de estresse no outro dia, e com certeza minaremos as possibilidades de nossa reconstrução.

Outro dia um colega me escreveu “quando você perde o controle, é porque o outro assumiu o controle”. Assim, quando permitimos que alguém nos deixe fora de nós mesmos, perdemos totalmente o controle de nossas vidas, ficamos cegos, falamos muitas coisas das quais iremos nos arrepender depois, temos atitudes insanas movidas pela raiva. Por isso precisamos rapidamente voltar ao eixo, assumir novamente o controle e nos munir de sentimentos bons que nunca deveriam ter dado espaço para os ruins.

Patrícia Prado

Patrícia Prado é psicóloga, coach, especialista em Gestão de Pessoas, palestrante, capixaba, reside em Ribeirão Preto - SP.

Recent Posts

Estamos mesmo à procura da próxima causa do “fim do mundo” nos quartos?

Vivemos uma era de profundas transformações sociais, culturais e tecnológicas. Entre as muitas mudanças que…

21 horas ago

Destino ou coincidência? Um amor cármico vai reaparecer na vida desses 3 signos

Há histórias de amor que nunca chegam ao fim — apenas adormecem, esperando o momento…

23 horas ago

O único alimento que você nunca deve colocar na air fryer, segundo especialistas

Nos últimos anos, a airfryer se tornou um verdadeiro fenômeno dentro da cozinha do mundo…

23 horas ago

Simulação impressionante revela o que acontece com o corpo após 30 dias sem consumir açúcar

Você já se perguntou o que realmente acontece com o corpo quando você decide cortar…

23 horas ago

Como eliminar o cheiro de fritura da cozinha em minutos (segredo dos chefs revelado!)

Fritar batatas, peixe ou croquetes é uma delícia — mas o cheiro que fica na…

23 horas ago

Cozy Home para o outono de 2025 – decorações e acessórios para a tua própria zona de chillout

Cozy Home, ou seja, uma casa acolhedora que convida a ficar e a desfrutar de…

3 dias ago