Muito se tem falado sobre o conceito de resiliência nos últimos tempos. No ser humano é a capacidade ou habilidade desenvolvida a partir de crenças que estruturam o comportamento das pessoas e são aplicadas em diferentes áreas da vida.

Nesse post vamos falar um pouco sobre o que é resiliência e como nós podemos desenvolver nosso comportamento resiliente.

Continue lendo esse post para:

  • Entender o que é resiliência
  • Aprender sobre as crenças que estão relacionadas a resiliência
  • E qual a diferença entre estar e ser resiliente

Aproveite e compartilhe com seus amigos para que eles também entendam a importância de desenvolver resiliência.

O que é resiliência?

Resiliência é a capacidade que temos em persistir na superação das adversidades e nos momentos difíceis que passamos em nossas vidas. Quando desenvolvemos resiliência, nos tornamos mais estruturados e fortes para enfrentarmos os obstáculos.

É importante ressaltar que a resiliência faz parte de um processo de aprendizagem. 

Desde a infância temos condições de desenvolver a resiliência. A diferença é que nessa época da nossa vida, ainda não temos a exata noção de que essa capacidade existe e de como podemos utilizá-la. Em geral, nessa época dependemos muito mais dos fatores externos do que internos, como pais, familiares ou professores.

Quando não temos esse tipo de apoio, podemos crescer sem aprender de forma equilibrada e adequada a enfrentarmos os problemas, e assim, é possível perdermos a habilidade de superar as situações de alto estresse e crise de forma construtiva.

É comum que essa perda aconteça devido ao fato de não aprendermos a equilibrar a nossas emoções ao longo da vida. Por vezes, reagimos a determinada situação com excesso de agressividade ou, no lado oposto, nos submetemos de forma clara a situação.

Isso ocorre porque, desde a infância, desenvolvemos crenças que estão diretamente ligadas as áreas como autoconfiança, otimismo, autocontrole, empatia, entre outras.

Tais crenças contém o desafio do desenvolvimento de um discurso interno positivo, de um locus de controle interno, de uma perspectiva otimista, da assertividade e de competências de resolução de problemas.

As crenças quando são desenvolvidas ao longo da vida de modo coerente e adequado, capacitam os resilientes a enfrentarem situações adversas e de estresse elevado, com habilidade de enxergar, compreender e tomar decisões apropriadas para superar adversidades nas diferentes áreas da vida.

Qualquer um de nós está apto a desenvolver resiliência, desde que esteja disposto a conquistar mudanças positivas.

Resiliência – ser ou estar resiliente?

Falar sobre a condição de uma pessoa ser resiliente soa como um estado que se relaciona com uma característica da personalidade. É muito comum encontrarmos referência a resiliência como: “Fulano é resiliente” ou “O que é uma pessoa resiliente?”.

Então, surge as seguintes questões:

Resiliência é uma característica nata nas pessoas, ou uma competência e habilidade que pode ser aprendida e desenvolvida ao longo da vida?

A resiliência capacita as pessoas a estarem resilientes em determinadas situações da vida e em outras não?

Como dito anteriormente, a resiliência é uma competência e habilidade que pode ser desenvolvida ao longo de nossa vida. É uma questão de autoconhecimento, de entender as nossas crenças e o modo como entendemos a realidade. É desenvolver a capacidade de aprender com cada situação para sair fortalecido para um próxima.

Estar resiliente é desenvolver resiliência e ter a capacidade de enfrentar, aprender, crescer, e amadurecer com as adversidades, dificuldades, conflitos que a vida muitas vezes impõe, usando os recursos internos pessoais com uma nova maneira de encarar essas situações.

Estar resiliente é aprender a desenvolver a capacidade de ser flexível e coerente diante de situações de elevado estresse, é possuir um sentido apurado da realidade, é acreditar que de uma maneira ou de outra é possível ter o controle sobre a situação e sobre os eventos da vida. É desenvolver a capacidade de ter um olhar otimista da situação estressora, de fazer uma análise das razões de um determinado evento, buscando aprender com a situação para que possa assim sair fortalecido e amadurecido.

Estar resiliente em uma determinada área da vida não implica que a pessoa vai estar resiliente em outra. Por isso, que muitas vezes somos pegos de surpresa com o modo como as pessoas reagem de formas diferentes em situações diferentes. Em determinadas áreas da vida algumas pessoas resilientes se mostram surpreendentemente capazes e maduras para superar e lidar com as adversidades e os reveses da vida, em contrapartida são inábeis e imaturas em lidar com as adversidades em outras áreas.

A história de vida, as relações de afeto, as pessoas significativas com quem convivemos no decorrer da vida, são alguns fatores que contribuem para o desenvolvimento de competências para lidar de modo adequado com as situações de adversidades, com os conflitos que surgem ao logo da vida. São fatores que contribuem para o desenvolvimento de crenças que determinam o ESTAR hábeis e maduros ou inábeis e imaturos para enxergar e enfrentar as adversidades da vida, buscando o crescimento pessoal, o amadurecimento e o fortalecimento, que permitem o ESTAR RESILIENTES e o desenvolver resiliência em diferentes áreas da vida.

Pode não parecer fácil, e não é. Autoconhecimento demanda tempo, é preciso praticar a cada adversidade que enfrentamos.

E você? Qual a sua opinião sobre o que é resiliência e estar resiliente? Aproveite para deixar seu comentário logo abaixo. Até a próxima!