O que é o TCC e qual a importância deste trabalho para o estudante?

Você certamente conhece ou já ouviu falar sobre o TCC – o tal do Trabalho de Conclusão de Curso. Aqui neste texto, além de explicarmos a importância e a definição de um TCC, também damos dicas e fornecemos um guia passo a passo sobre como escrever seu TCC com qualidade.

A defesa do TCC, ou seja, seu trabalho de conclusão de curso, é a etapa anterior à obtenção do diploma pelo qual o estudante luta há tanto tempo.

Sendo assim, é bom você colocar bastante atenção, paixão e devoção ao seu projeto de TCC, pois ele realmente merece sua atenção. Mas bem, se você está um pouco perdido no assunto e precisa de uma ajudinha, não se preocupe. Esqueça os nervos e apresente-se pronto para defender a qualidade acadêmica do seu trabalho. Afinal, após o vestibular, você pode tudo!

Fixe sua atenção em seu objetivo: termine seu trabalho com êxito e sem pressa. Confie em si mesmo e domine o assunto.

Com as dicas que apresentaremos aqui, você só tem uma maneira de terminar este trabalho de conclusão de curso: bem-sucedido.

Tome seu tempo para escrevê-lo; afinal, o TCC nada mais é do que um trabalho que materializa e representa todo o aprendizado acumulado ao longo de vários anos de estudo.

E “por que ele é importante?”, você pode se perguntar.

No fundo, você sabe bem a resposta para isso.

Já imaginou se todo mundo pudesse se formar sem provar para os professores que é capaz de fazer um bom trabalho e que tem o conhecimento à altura do curso de graduação que estuda?

O mundo seria uma verdadeira bagunça, mais do que é hoje…pode apostar! E formar-se numa faculdade exigente pode transformar a vida das pessoas!

De qualquer forma, fica aqui algumas primeiras dicas básicas e importantes para um bom TCC Brasil!

Dicas básicas para um TCC de sucesso:

– Escolha um tema do qual você gosta

Qualquer professor nota quando um trabalho foi feito por gosto ou por mera obrigação.

O tema que você escolher vai te acompanhar por alguns meses, então é melhor você investir seu tempo em algo que você goste.

Quem sabe, você pode acabar usando para sua tese ou doutorado.

-Troque ideias com seu orientador

Você tem que chegar a um consenso com ele.

Se o tema ou o caminho não for viável, vai dificultar a sua continuidade.

Você tem que ser objetivo e flexível, se o seu orientador disser que essa ideia já está desenvolvida ou que lhe custaria quatro anos fazendo isso, confie nele.

No entanto, se você está convencido de que é isso que quer fazer, defenda sua ideia e encontre os recursos para convencê-lo.

-Pense sobre a hipótese

Às vezes, o problema que mais complica para chegar ao trabalho é não encontrar a pergunta específica que você deseja investigar.

O Projeto de Graduação é como uma daquelas bonecas russas, onde você parte de um interesse pessoal, de uma ideia geral, você remove camadas e, com base no planejamento, na prospecção e na documentação, acaba definindo o tema específico.

É aí que você pode desenhar sua pesquisa e suas ferramentas, fazer o trabalho de campo e começar a escrever.

-Planeje bem o seu tempo e não deixe de descansar

A realização deste trabalho exige tempo, planejamento, abstração… Mas também momentos de pausa, que permitem não ficar saturados e continuar a ver todo o desenvolvimento com uma boa perspectiva.

Agora confira este passo a passo que fizemos pensando em ajudar você de uma forma prática sobre como fazer um TCC de alta qualidade.

TCC Passo a passo

1. Escolha do tema

Escolha de acordo com seus gostos. Lembre-se que a preparação do projeto de conclusão de curso levará muitas horas, portanto, é necessário que, pelo menos, seja com um tema que o motive. Dessa forma, você terá menos custos para realizar o seu trabalho e ficará mais motivado.

2. Quem irá direcionar o projeto para você

Também é essencial que você pense com calma com quem deseja trabalhar. Tem que ser alguém que conheça o assunto, capaz de orientar e ajudar sempre que necessário. Da mesma forma, é conveniente que você tenha uma boa sintonia com o orientador do projeto, pois você terá que trabalhar lado a lado e, se não houver sentimento, pode se tornar uma verdadeira tortura.

3. Colete informações

Depois de saber sobre o que vai escrever e quem vai coordenar o seu trabalho, é a sua vez de começar a trabalhar com a investigação. O TCC deve ser o resultado de um processo cuidadoso de busca de documentação, a partir da qual se possam tirar certas conclusões.

Para fazer isso, você terá que consultar várias fontes e contrastá-las, fazer entrevistas, ler livros e manuais sobre o assunto, etc. Tudo isso para que o resultado do seu trabalho seja original, com dados exclusivos que lhe darão uma avaliação positiva.

4. Organização

Depois de ter todo o conteúdo necessário para preparar o projeto, faça diagramas e selecione aquela parte da informação que deseja refletir no trabalho. Durante a investigação, você terá coletado muitos dados; com certeza, alguns deles são descartáveis porque não se encaixam na ideia que você tem em mente, então deixe bem claro qual linha você quer seguir e como limitá-la.

Sirva-se de aplicativos como o Google Agenda para organizar o seu tempo, vai te ajudar muito.

Outros, como Mendeley, permitirão que você reúna a bibliografia e a reflita no editor de texto que você usa, e também permitem que você salve a bibliografia e a categorize, entre muitas coisas.

Ou aplicativos como Evernote ou Trello, para fazer anotações e organizar o que você fez, o que está fazendo e o que está faltando.

5. Rascunho

Você não pode imaginar a quantidade de material bom que teve que ser descartado por não ser bem escrito.

O texto deve ser compreensível e direto ao ponto, além de seguir a estrutura estabelecida nas diretrizes do projeto: introdução, estado da questão …

Um erro muito comum é começar a vagar por páginas inteiras, contornando a mesma coisa sem contribuir com nada de valor para ocupar o espaço e atingir o mínimo estipulado. No entanto, você deve saber que esse truque não é muito eficaz e muitas vezes é penalizado pelos examinadores.

6. conclusões

O grau do TCC deve terminar com as conclusões tiradas do seu processo de pesquisa.

Como em qualquer estudo que se preze, o projeto começará com a proposição de várias hipóteses que serão confirmadas, ou não, ao final do trabalho.

Esta seção também deve servir como um resumo da dinâmica de preparação do trabalho de final de curso e é extremamente importante.

Então, você sabe, firmemente para as conclusões.

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

RECOMENDAMOS









Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia