Comportamento e Psicologia

O que acontece com nosso cérebro quando nos apaixonamos?

A paixão segundo o pesquisador do Laboratório de Neurociências Pedro Calabrez:

“A paixão quando você observa o cérebro, é uma espécie de estado hipermotivacional de demência com uma duração de média de alguns meses, varia entre 12 a 18, e com grandes características de obsessão e de compulsão.

Quando nós nos apaixonamos, nós temos uma maior ativação em nossa cérebro de estruturas que nós chamamos de vias mesolímbicas dopaminérgicas, e esse neurotransmissor, a dopamina, é responsável dentre uma série de coisas pela experiência de recompensa, ou seja, motivação e prazer. Então, estar apaixonado em primeiro lugar é um estado em que você está hiper motivado. Não é atoa que quando você está apaixonado você sabe que você tem muito mais disposição e energia do que quando não está.

Outra coisa que acontece no seu cérebro é uma alteração, uma queda de um neurotransmissor chamado serotonina, e a consequência disso é, durante a paixão, algumas características surgirem, e essas características são muito semelhantes ao transtorno obsessivo compulsivo.

Quando você está apaixonado, você fica obsessivo. Essa obsessão, ela se dá em forma de ideias invasivas sobre a pessoa pela qual você está apaixonado. Então, você está assistindo tv, assistindo um seriado, trabalhando, tomando banho e a ideia da pessoa vem a sua cabeça recorrentemente de maneira fixa, de uma maneira que você não consegue controlar, e isso é típico da obsessão.

Além disso, quando você está com a pessoa, nunca existe um tempo suficiente para você parar de estar com ela. Quando você está com a pessoa você quer mais e mais e mais e isso é típico da compulsão.

E finalmente, outra coisa que acontece no seu cérebro é uma inibição de estruturas que nós chamamos de estruturas pré-frontais que ficam imediatamente antes da sua testa. Essas estruturas dentre muitas coisas que elas fazem, estão responsáveis em primeiro lugar de frear os seus impulsos e desejos. E em segundo lugar, você conseguir antecipar aquilo que irá acontecer em consequência daquilo que você está fazendo agora.

Um outro bom exemplo de inibição pré frontal é quando você bebe bebida alcoólic. O álcool, ao contrário do que muitas pessoas pensam, ele é uma substância que inibe o funcionamento do cérebro. Talvez você pense que a última coisa que você fica quando bebe é inibido, muito pelo contrário você talvez fique desinibido. É porque uma das primeiras estruturas que ficam inibidas quando você ingere o álcool é pré frontal, é por isso que quando você bebe, você briga com muito mais facilidade, você manda mensagem para ex no whats app e depois se arrepende, você vai para a balada e fica com pessoas de qualidade estética duvidosa…

Isso acontece porque quando você inibe essa estrutura pré frontal, você perde essa capacidade de bom juízo, ou seja, de frear seus impulsos e de frear suas emoções e sobretudo de conseguir pensar que talvez a consequência do que você está fazendo agora não seja tão boa. E claro, se você continuar bebendo o álcool, ele vai continuar inibindo o seu cérebro, até que chega a hora que você vira aquele bêbado chato, chorão que fica abraçando todo mundo.

Com o apaixonado, acontece uma inibição pré frontal. O processo de tomada de decisão do apaixonado fica prejudicado, não é atoa que a pessoa apaixonada costuma tomar decisões completamente idiotas, como por exemplo tatuar o nome da namorada na nádega esquerda. Será que saber de tudo isso tira a mágica de estar apaixonado, tira a poesia do inicio de um grande amor? Eu garanto que não, pois eu quando estou apaixonado, apesar de estudar e conviver com isso diariamente, fico tão demente quanto você, aliás sejamos honestos, a alegria advinda dessa demência é uma das coisas mais gostosas da vida, se eu pudesse eu permaneceria apaixonado o tempo inteiro.”

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o Miss Universo.

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o…

8 horas ago

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei tanto!”.

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei…

8 horas ago

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser invalidado.

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser…

9 horas ago

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

3 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

3 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

3 dias ago