O medo de ser humilhado é o que te paralisa!

A humilhação é um estado emocional negativo que deixa uma profunda e negativa sensação em cada um de nós.

A Universidade de Amsterdã realizou um estudo no qual participaram 46 voluntários para comparar suas reações diante de diferentes estados emocionais. Os pesquisadores analisaram as ondas cerebrais dos participantes enquanto estes ouviam insultos e elogios em uma tela.

Os participantes também contaram histórias diferentes nas quais eles tinham que se colocar na pele dos protagonistas. Desta forma, poderiam conectar suas emoções colocando-se em seus lugares. Por exemplo, em uma das situações eles marcavam com alguém e, assim que esta outra pessoa chegava, virava-se e ia embora.

Os pesquisadores descobriram que o sentimento de humilhação causa uma atividade cerebral muito mais rápida e intensa do que a alegria, mais negativa que a raiva e que, além disso, as áreas ligadas à dor também foram ativadas.

Embora os elogios criem alegria, o sentimento de humilhação era muito mais intenso que aquelas emoções prazerosas. Mas, o mais incrível foi observar que ele não podia competir com a raiva. Os insultos fizeram com que muitos dos participantes ficassem irritados ou chateados, mas a humilhação tinha uma carga muito mais negativa.

Isso afeta nossa autoestima e, de alguma forma, torna muito difícil fortalecê-la novamente.

Para que o medo da humilhação seja superado, você precisa aprender a se amar e a se valorizar, mas você só vai conseguir desenvolver esse amor por si mesmo e se valorizar quando você olhar para si mesmo com carinho e conseguir descobrir os seus talentos, que vão além das suas habilidades e competências.

Os seus talentos são tudo aquilo que você faz fácil, rápido e entrega um resultado quase que perfeito, já que não existe perfeição, você precisa avaliar o que, de fato, você faz com excelência. Caso você não consiga valorizar a si mesmo, o medo da humilhação vai te acompanhar por toda a sua vida.

O medo de ser humilhado te paralisa e te impede de expressar o seu eu, autentido, mina a sua espontaneidade e faz com que você carregue pesos desnecessários.

Não espere que o mundo te elogie para que você faça o que é preciso para se sentir feliz, elogie a si mesmo e valorize quem você é!

*DA REDAÇÃO RH. Foto por Sincerely Media no Unsplash.

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

RECOMENDAMOS









Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia