Autores

O fim é sempre um novo começo

Todo fim é um bom motivo para recomeçar, independente do sofrimento que isso implique. Um término de relacionamento, seja ele qual for, é doloroso, corta fundo, machuca, deixa marcas, mas é necessário para que algo maior aconteça.

É óbvio que a gente só entende isso quando a ferida cicatriza e o peito para de queimar no fogo da desilusão. Antes, e durante algum tempo depois, somos tomados por uma coisa que chamo de patologia da cegueira louca-emocional.

Inventei esse termo logo após o fim de um namoro que me rendeu dores absurdas na cabeça, uma gastrite mais do que nervosa, além de uma dificuldade incontrolável de ler o último capítulo de um livro já destruído pelo tempo.

Acho que tinha uns 22 anos, um pouco menos do que isso, menina imatura e completamente verde nesse negócio que a gente chama de amor, mas que só é amor mesmo quando entendemos que compartilhá-lo é coisa de “adulto”, não estou falando só de idade, ok?

É que a criança faz isso naturalmente, sem esforço, sem ceder o espaço do seu sonho para que o sonho do outro fique confortável. A gente quando “cresce” desaprende um pouco sobre amar incondicionalmente e acaba fazendo cálculos o tempo todo, ficando pequenino para que o parceiro se sinta maior, deixando os gostos para lá e os desgostos para cá.

As relações ganham uma conotação mais comercial e é assim mesmo que acontece. Como dizia minha avó: “são os labirintos da vida”. Voltando ao fim, que também é um grande labirinto da vida, precisamos ter resiliência para aceitar que certos amores terminam e pronto.

Acho que necessitamos mais ainda de compaixão para que esses ex-amores continuem vivos em um lugar espacial da nossa memória, pois eles foram essenciais para que todos nós chegássemos aqui hoje.

O ex-amor é a ligação mais saudável que temos com um passado recente (ou nem tanto), mas que deve ser visto e entendido como um poço nada raso de puro aprendizado. O fim é o começo. O começo de um nojo jeito de ver o amor, de uma nova forma de fazer o amor acontecer e uma chance imperdível para não repetir o que deu errado.

Se o meu casamento acabou, e os casamentos acabam antes mesmo das pessoas perceberem, preciso de um tempo para sofrer o luto, e enterrar o coração no juramento de que nunca mais ele será de alguém (atire a primeira pedra quem nunca prometeu isso).

Durante o luto é evidente que estaremos sofrendo da patologia da cegueira louca-emocional e, muito possivelmente, nada parecerá resolver a dor da despedida, que sempre chega para uma das partes antes do tempo previsto pelo outro.

E é aquele sofrimento danado, aquela choradeira, aquele caos interno – que reflete no externo – e tudo vira uma grande tragédia. É nessa fase que o amor perde a cor, fica cinza e com gosto amargo do “nunca mais seremos felizes para sempre”.

Porém, em um domingo sombrio de setembro, você resolve colocar a carcaça para fora de casa e dá de cara com a oportunidade cruzando a esquina da padaria. Ou da farmácia, ou da baladinha, ou do restaurante, ou na esquina de qualquer outro lugar.

E o que era o fim dos tempos vira uma nova primavera. E você percebe que as flores já tomam seus lugares nas árvores, que o dia parece mais bonito e que a síndica chata do seu prédio não é tão ruim assim.

E a lacuna vazia vai sendo preenchida pela música brega que você nem conseguia mais escutar, aquela que fala de se apaixonar, de amar, de casar, ter dois filhos e um cachorro. Aquela do edredom, do filme bom no frio de agosto, sabe?

E o ex-amor, que era o motivo da dor absoluta, muda de cor, vira passado. Vira o que já passou. Vira, vira, virou. E uma nova pessoa, cheia de belezas infinitas, joga a flecha do cupido bem no meio do seu coração.

Não adianta, o amor sempre acha um jeito de chegar de novo. E a gente tem é que agradecer a chance de nunca deixar de amar, ainda que as pausas nos encham de farpas e fiapos. Vamos retirando os espinhos aos poucos, permitindo que o novo se aprochegue com jeitinho no melhor cantinho do nosso peito.

O fim é sempre o começo. E começar de novo qualquer coisa é a prova mais bonita de que estamos vivinhos da silva. E de que estamos quase sempre prontos para mais uma viagem inesquecível para a lua.

Ju Farias

Não nasci poeta, nasci amor e, por ser assim, virei poeta. Gosto quando alguém se apropria do meu texto como se fosse seu. É como se um pedaço que é meu por direito coubesse perfeitamente no outro. Divido e compartilho sem economia. Não estou muito preocupada com meus créditos, eu quero saber mesmo é do que me arrepia. Eu só quero saber o que realmente importa: toquei alguém? É isso que eu vim fazer no mundo.

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

2 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

2 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

2 dias ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

2 dias ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

3 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

3 dias ago