Autores

O ego exagerado: a necessidade de autoafirmação…

A necessidade de autoafirmação patológica anda por um caminho destrutivo. É aquele que não desenvolve as nossas potencialidades. Mas degenera a psique, podendo provocar distúrbios, ou seja, uma deficiência psicológica com repercussão na área emocional e interpessoal.

A autoafirmação destrutiva se configura como uma enorme carência afetiva, que alguns sujeitos têm, de estar em evidência para ter suas qualidades reforçadas a todo o momento, escondendo a falta de amor-próprio. Isso significa a substituição instantânea do pensamento pela ação, onde não se consegue dominar o caráter impulsivo, gerando a incapacidade de raciocinar.

Essas pessoas tornaram-se incapazes de dizer não aos apelos extasiantes e as falsas expectativas sociais. Além disso, a autoafirmação transforma-se em uma manifestação neurótica de se destacar diante dos outros, para ser respeitado, aprovado e enaltecido.

Os adultos que buscam essa autoafirmação, talvez, viveram experiências traumáticas, nas quais sentiram-se desprezados, excluídos ou submetidos às situações inferiores. Muitos não conseguiram superar os conflitos internos dos impulsos instintivos entre as instâncias psíquicas ou não superaram os conflitos edipianos.

Com o avanço ao acesso à internet e das redes sociais, abriu-se um ciberespaço para autoafirmação através de fotos, selfies e check-ins. Um frenesi que expõe a nossa fragilidade egoica, por uma procura delirante de aprovação dos internautas.

É muito comum ver pessoas querendo se autoafirmar o tempo todo: “eu tenho o melhor carro”, “eu sou empreendedor”, “eu sou doutor”, “eu tenho amigos importantes”, “eu apareço nas colunas sociais”, “eu sou uma pessoa religiosa”, “eu sou o cara”, “eu sou uma mulher linda”. Assim, tem gente que leva a vida, enganando o seu próprio eu.

O ego exagerado é uma demonstração de como funciona o mecanismo de compensação desse tipo de personalidade, que tem uma visão alienada do mundo, com o objetivo de agradar a si mesmo e aos outros. É um recurso que o inconsciente desses indivíduos utiliza para compensar o seu medo de perder espaço na vida pessoal e social. Aliás, espaço que nem eles mesmos sabem qual é.

Por outro lado, a sociedade de consumo vende a ideia de que apenas os mais “brilhantes” podem alcançar o “topo do sucesso”, aumentando em doses estonteantes o tamanho do ego. Essa busca venal de autoafirmação produz angústia, como resposta a um perigo real ou imaginário, sendo resultado de um fluxo incontrolável de excitações de origem interna ou externa.

É por isso, que tais pessoas são rotuladas de narcisistas, mas na verdade são mal-entendidas, prejudicando as suas vidas em todos os sentidos. Expondo uma fraqueza extrema diante de situações simples ou difíceis, que não exigem autoafirmação. Portanto, abusar dos mecanismos de compensação constitui a negação de conhecer a si mesmo. A psicoterapia pode ajudar a reverter esse processo de autoafirmação destrutiva, caminhado em direção do equilíbrio intelectual, emocional e espiritual, como “tripé” para conquistar autoestima e autoconfiança.

Jackson César Buonocore

Sociólogo e Psicanalista

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

1 dia ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

1 dia ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

1 dia ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

1 dia ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

2 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

2 dias ago