O caminho para o sucesso é feito de fracassos superados

Vanelli Doratioto

O mundo gosta de testar se você realmente está pronto para lutar pelo que acha correto, justo e viável. Ele gosta de testar se você está realmente preparado para lutar pelos seus sonhos. O caminho para o êxito é repleto de percalços e o que mais ouvimos quando nos enveredamos por ele é: Você é um fracasso!

Há bem pouco tempo levei minha filha ao museu Catavento Cultural. Entrei na construção do começo do século XX, projetada por Domiziano Rossi, e não pude deixar de me encantar com o projeto bonito, com direito a jardim interno e fontes com gárgulas, dentro do qual estavam expostas engenhocas modernas e réplicas de dinossauros.

À certa altura, ao entrar em um dos banheiros, notei atrás da porta o esfregão mágico criado por Joy Mangano. Pensei que ali, atrás daquela porta, havia um objeto cuja história poderia ser tão valiosa para as pessoas quanto a percepção acerca da distância das estrelas ou da vegetação do cerrado. O esfregão mágico contava uma história bonita de superação.

Lembrei do filme sobre Joy. Uma mulher divorciada, com ideias brilhantes, um emprego difícil, dois filhos pequenos e uma família que dependia dela. Na narrativa, ela era o exemplo vivo da menina prodígio que se deixou engolir por um sistema desumano no qual bem pouco tempo livre há para os sonhos. Aquela mulher teve a ideia do esfregão depois de se machucar ao limpar vinho escorrido em um piso caro. Caiu em sono profundo na escada de casa com as mãos machucadas e após tomar um litro de xarope acordou com uma percepção diferente do mundo.

Joy, ao abrir os olhos naquele dia, disse coisas que precisavam ser ditas há tempos. Lembrou de tudo que havia feito pelos familiares e que era hora de acreditarem nela. Então começou um longo caminho de convencimento. Joy precisou provar que seu esfregão era viável. Depois que ele era altamente desejável e que poderia ser comprado por um preço justo. E quando a coisa toda começou a dar lucro, ela precisou provar que a ideia era realmente sua, pois com o sucesso ela quase lhe foi roubada.

O caminho para o êxito é repleto de percalços e o que mais ouvimos quando nos enveredamos por ele é: Você é um fracasso! Essa foi a frase mais ouvida por Joy durante sua árdua jornada para transformar um sonho em realidade. Não faltaram pessoas que duvidassem dela e de sua invenção. O mundo gosta de testar se você realmente está pronto para lutar pelo que acha correto, justo e viável. Ele gosta de testar se você está realmente preparado para lutar pelos seus sonhos.

Joy venceu ao crer nela e em sua capacidade de criar coisas que facilitassem a vida das pessoas. Muitos fracassam ao duvidar do próprio potencial.

Aquele esfregão merecia uma sala naquele museu. Merecia ter sobre ele um holofote. Merecia ter uma plaquinha com a palavra “superação”. Aquele esfregão perguntava para quem o olhasse com atenção: “você está preparado para lutar pelos seus sonhos?”

Joy estava. Joy já tinha fracassado milhares de vezes antes e estava decidida a fazer aquela ideia dar certo, custasse o que custasse. Joy estava pronta. E quanto a você? Você está pronta para lutar pelo que pode efetivamente mudar a sua vida?

Acompanhe a autora no Facebook pela sua comunidade Vanelli Doratioto – Alcova Moderna.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS





COMENTÁRIOS




Vanelli Doratioto
“Palavras são mágicas, são como encantamentos sublimes que nos levam para onde quisermos, seja esse onde um lugar, um conceito ou uma pessoa”. (Vanelli Doratioto) Minha Página no Facebook: (www.facebook.com/vanellidoratioto) Meu instagram: (https://www.instagram.com/vanellidoratioto)