Após dias enfrentando o frio intenso, finalmente o clima do Brasil irá mudar. No entanto, isso acontecerá de forma radicalmente. A partir desta terça-feira (19), um novo veranico deve se instalar, trazendo temperaturas acima da média para agosto e deixando o ar ainda mais seco em várias regiões.
De acordo com especialistas em meteorologia, o fenômeno vai atingir principalmente o Centro-Oeste, o Sudeste e parte do Sul, com destaque para capitais que devem registrar calor intenso.
Em Cuiabá (MT), por exemplo, os termômetros podem ultrapassar os 40 °C nos próximos dias.
O termo se refere a períodos de pelo menos quatro dias seguidos de calor durante o inverno ou outono, geralmente acompanhados de baixa umidade e pouca chuva. Embora lembre uma onda de calor, o veranico tem duração mais curta e está diretamente ligado às mudanças típicas da estação.
De acordo com César Soares, meteorologista da Climatempo, o veranico deve se consolidar entre terça (19) e quarta-feira (20), com previsão de durar até o dia 25 de agosto.
Além das altas temperaturas, o fenômeno deve intensificar a baixa umidade do ar, especialmente nas áreas mais centrais do Brasil. Esse cenário pode aumentar os riscos de problemas respiratórios, queimadas e desconforto térmico.
Os especialistas recomendam hidratação constante, uso de protetor solar e evitar exposição prolongada ao sol nos horários de maior intensidade.
Imagem de Capa: Canva
Atualmente, o mundo dos relacionamentos cada vez aumenta mais e novas orientações são incluídas. Nos…
Todo mundo já passou por aquela sensação inesperada: os pelos se arrepiam de repente, mesmo…
Por muitos anos, o autismo foi tratado como um único transtorno do espectro, variando apenas…
Muitas mulheres acreditam que conquistar um homem depende apenas de beleza ou sorte. Mas, na…
Dizer “sim” para tudo pode parecer um jeito de evitar conflitos e manter a paz,…
Se você deseja ter uma boa saúde física e mental, é importante ter uma boa…