Nova descoberta promete limpar os oceanos e funciona pela primeira vez na Holanda!

Resiliência Humana

Descoberta de limpeza oceânica recolhe plástico pela primeira vez na Holanda!

Por Leonardo Granadillo

Somente no Oceano Pacífico será possível recolher 8 milhões de resíduos plásticos por ano. Estima-se que seja possível acumular uma quantia que exceda três vezes o tamanho da França. Isso é ótimo! 🌎👏

Um gigantesco artefato flutuante criado por cientistas holandeses para proteger uma ilha dos resíduos gerados pelo lixo foi testado novamente no Oceano Pacífico.

Boyan Slat (criador do projeto Ocean Clean-up) foi o responsável por compartilhar as boas novas: o dispositivo de 600 metros de comprimento prendeu os escombros que são apelidados de “o grande pedaço de lixo do Pacífico” .

«Agora o nosso sistema de limpeza oceânica finalmente pega plásticos de redes e uma tonelada de pequenos microplásticos! Twitter: @BoyanSlat

De 600 mil a 800 mil toneladas de redes de pesca são perdidas todos os anos, cerca de 8 milhões de toneladas de lixo plástico também acabam no alto mar das praias, números que pediam uma solução que ajudasse a diminuir pelo menos um pouco o impacto.

Mas a solução chegou e ela não apenas coletará grandes quantidades de plástico, mas também microplásticos não visíveis que flutuam na superfície.


Foto: AP

O mais surpreendente é que não é uma rede simples, é também composta por sensores que comunicam a posição do dispositivo com satélites para modificar sua localização e capturar mais resíduos.

«Estamos agora a apanhar plásticos … Depois de iniciar esta jornada há sete anos, este primeiro ano de testes no ambiente de alto mar indica que a nossa visão é viável e que o início da nossa missão de livrar o oceano do lixo plástico, que acumula há décadas, está ao nosso alcance. » disse Boyan Slat ao The Guardian.

O lixo coletado é posteriormente levado ao porto para ser reciclado. Isso é grande, muito grande. Finalmente, podemos ter conseguido encontrar um caminho para limpar nossos oceanos dos resíduos plásticos.

*Via UPSOCL. Tradução e adaptação REDAÇÃO Resiliência Humana.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS







COMENTÁRIOS




Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia