Ninguém é o dono da verdade! Respeitar outras ideias é sinal de maturidade.

Compreender a diversidade e conhecer e aceitar opiniões diferentes pode ser um verdadeiro desafio para algumas pessoas. Quando a gente leva isso para o ambiente de trabalho ou o convívio familiar, nem sempre é tão fácil quanto parece.

Diante desse contexto, você pode estar se perguntando: como posso respeitar diferentes ideias e manter a minha opinião e meus valores?

Acima de tudo, respeito!

Existem diferentes opiniões sobre praticamente todos os assuntos, pois cada pessoa pode pensar de uma maneira e enxergar determinada situação por uma ótica diferente da sua.

O ponto chave da questão é o respeito que todos devemos ter quanto a diversidade de ideias.

Precisamos ter a consciência de que não somos donos da verdade e por mais que não concordemos com determinado ponto de vista, devemos, acima de tudo, respeitá-lo.

Aceite sem criticar

Aceitar e respeitar as ideias contrárias é um sinal de sabedoria e maturidade.

Você pode até ter aquela “velha opinião formada sobre tudo” e as pessoas precisam respeitar. Mas o contrário também deve prevalecer.

Por isso, aceite a diversidade de ideias, mas sem fazer críticas. Mesmo que não concorde, de maneira alguma, com as opiniões alheias, aceitar sem criticar pode deixar a convivência com as pessoas ao seu redor muito mais harmônica.

Os outros também precisam respeitar sua opinião

Independente da sua opinião sobre algum assunto polêmico, por exemplo, as pessoas também precisam respeitar sua opinião, por mais que discordem de você.

Mas você deve expor sua opinião de forma suave e sem palavras agressivas, para não soar como arrogância, o que não é bem visto.

O respeito mútuo de opiniões deve existir, mas lembre-se de que você jamais deve forçar alguém a aceitar a sua, a qualquer custo. Afinal, ninguém sabe tudo de tudo.

Tente compreender o ponto de vista alheio

Pode até parecer difícil compreender a diversidade de ideias, pois algumas podem parecer completamente sem sentido para você.

Mas que tal se colocar no lugar do outro e tentar compreender o seu ponto de vista?

O respeito mútuo da diversidade de ideias e evitar as críticas a respeito das opiniões alheias, pode deixar a complexa convivência humana um pouco mais fácil.

A verdade sempre tem dois lados, pelo menos duas formas de ser interpretada, e precisamos aprender a valorizar essa diversidade contraditória para que nos tornemos seres humanos melhores.

E se você ainda sente que tem muita dificuldade em respeitar as ideias dos outros, mas já percebeu que essa sua armadura está te afastando das pessoas, e quer mudar isso, me chame no direct @rhamuche, eu posso te ajudar a se libertar desse comportamento e se sentir mais feliz.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, terapeuta transpessoal e Constelador Familiar. Foto de Mahdi Bafande no Unsplash

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

RECOMENDAMOS









Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.