Destaque

Neurocientista explica como funciona o cerébro de um mentiroso.

Neurocientista explica como funciona o cerébro de um mentiroso.

O que muitos chamam de “cara de pau” por inventar mentiras sem remorso, é uma capacidade que o mentiroso tem de manipular o cérebro para transformar algo falso em verdadeiro.

Algumas pessoas acham comum o uso de histórias falsas com tom humorístico, pregar peças e brincar com amigos e familiares contando mentiras, mas você sabe o que acontece no seu cérebro quando você mente?

O nosso cérebro utiliza diversas áreas quando vai mentir e quer tornar a fala crível.

O mentiroso precisa fazer um trabalho cerebral muito consiso para que a sua mentira seja recebida como verdade.

Para contarmos uma mentira são necessárias algumas etapas:

1º: Decidir que irá mentir;

2º: Formular, planejar e organizar uma história verossímil;

3º: envolver o outro em uma atmosfera que faça parecer que o que se conta é verdade;

A primeira tem ligação direta com o córtex pré frontal, ventromedial e orbitofrontal, áreas do cérebro responsáveis pela análise de valores para tomar uma decisão, nesse caso, a decisão de omitir um fato e substituí-lo por algo mais favorável.

A segunda parte é a mais complexa porque utiliza o lobo temporal para analisar as memórias, emoções e imagens visuais, bem como, o córtex cingulado anterior para ter autocontrole e o lobo frontal para adicionar pitadas de racionalidade na nova narrativa e a deixar mais crível.

Por fim, a terceira deseja passar a imagem de verdade, mas para isso, precisa utilizar o córtex cingulado anterior, responsável pelo autocontrole para ‘domar’ o sistema límbico que está relacionado à culpa para não gerar sinais físicos de nervosismo. Essas informações também estão no estudo que publiquei, “Mitomania”.

Mitomania é um transtorno que atinge crianças e adultos gerando uma compulsão por contar mentiras.

O mentiroso compulsivo, conta suas mentiras, mesmo que elas não estejam relacionadas a quaisquer benefícios.

Isso pode causar diversas consequências para a vida social do indivíduo e também pode estar associado a outras condições, como personalidade antissocial, ansiedade e hiperatividade.

O mentiroso pensa que inventar uma história falsa pode ser o caminho mais simples para determinada situação, mas acaba fazendo o cérebro trabalhar muito mais contando uma mentira, do que contando a verdade. Com isso, é necessário dispensar muita energia e acaba sendo bastante desgastante para ele, ter que fazer esse movimento continuamente.

Porém, o cérebro entende que esse é o caminho certo por conta dos comandos constantes, com isso, mentir se torna cada vez mais frequente, um hábito difícil de ser modificado. O mentiroso compulsivo, mesmo quando tenta falar a verdade, acaba floreando, modificando e criando cenários diferentes porque condicionou o seu cérebro a isso.

*DA REDAÇÃO HP. Sobre Dr. Fabiano de Abreu – Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA – American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia e filosofia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. Pesquisador e especialista em Nutrigenética e genômica. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE – Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE – Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society.

Foto de Amandeep Nagi na Unsplash

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu Rodrigues é psicanalista clínico, jornalista, empresário, escritor, filósofo, poeta e personal branding luso-brasileiro. Proprietário da agência de comunicação e mídia social MF Press Global, é também um correspondente e colaborador de várias revistas, sites de notícias e jornais de grande repercussão nacional e internacional. Atualmente detém o prêmio do jornalista que mais criou personagens na história da imprensa brasileira e internacional, reconhecido por grandes nomes do jornalismo em diversos países. Como filósofo criou um novo conceito que chamou de poemas-filosóficos para escolas do governo de Minas Gerais no Brasil. Lançou o livro ‘Viver Pode Não Ser Tão Ruim’ no Brasil, Angola, Espanha e Portugal.

Recent Posts

Um simples detalhe na bagagem pode fazer ela não chegar ao destino

Quando vamos viajar, planejamos cada detalhe para que tudo dê certo. A mala é sempre…

13 horas ago

Donald Trump reage à eleição de Leão XIV, o primeiro papa americano da história

Após a histórica eleição de Robert Francis Prevost como papa Leão XIV, o ex-presidente dos…

14 horas ago

Descubra quem é o novo Papa – Um novo capítulo na história da Igreja Católica

Oficialmente, o Vaticano anunciou o novo papa para o mundo inteiro. O cardeal norte-americano Robert…

15 horas ago

Documentário revela possível confissão de suspeito no caso Madeleine McCann

Desde 2007, o desaparecimento de Madeleine McCann vem intrigando a todos. No entanto, um novo…

16 horas ago

África está se dividindo: rachadura visível marca o nascimento de um novo oceano

No leste do continente africano, uma grande transformação está acontecendo. Uma fenda geológica de milhares…

16 horas ago

Vírus comum pode estar ligado ao Alzheimer, segundo pesquisadores: entenda a descoberta

Recentemente, um novo estudo trouxe um alerta sobre um possível fator de risco silencioso para…

16 horas ago