Nem todo mundo que é incompatível com você é tóxico.

Nem todo mundo com quem você é incompatível é tóxico. Nem todo mundo que termina com você é abusivo. Nem todo mundo que não quer um relacionamento com você é uma pessoa ruim.

Parece que virou moda apontar pessoas que pensam diferente ou que não querem o mesmo que a gente como sendo tóxico. Há uma diferença entre as pessoas que nos rejeitam e as pessoas que são realmente tóxicas, e entender isso o ajudará muito.

Uma pessoa tóxica é alguém que é tão irresponsável por suas ações que, suas escolhas, comportamentos e palavras prejudicam sua vida e a vida dos outros de maneira significativa.

Até certo ponto, você acaba por permitir que a toxicidade de uma pessoa afete você. Em muitos casos, é uma questão de codependência mais do que uma pessoa apenas despejando uma enxurrada de bobagens em você.

Pessoas tóxicas, muitas vezesm se tornam tóxicas porque outras pessoas consentem e são coniventes com isso, permitindo seu comportamento e aceitando que ela faça mais ou pior.

Isso acontece mais do que você pensa, e parece acontecer mais especialmente com pessoas que são carentes e desejam aprovação de alguém.

Olha, tem uma coisa muito importante que você precisa aprender para se dar bem neste mundo, e é isso:

Nem todo mundo que te rejeita é uma pessoa ruim.

Isso é verdade, embora alguns deles possam ser ruins, genuinamente. Embora alguns deles possam realmente ter sido tóxicos para você. Isso se você tiver um histórico sórdido de namoro com sociopatas, pelo qual, lamento profundamente.

Mas se todas as pessoas com quem você namora o rejeitam e então você as nomeia como tóxicas, eventualmente, você tem que ver o denominador comum.

Você está realmente escolhendo estar em relacionamentos com pessoas exclusivamente tóxicas? Ou você está usando isso como uma desculpa para fazer parecer que você não se importa com o fato de seu coração estar partido de qualquer maneira?

Provavelmente é apenas um mecanismo de autodefesa, que no final o machuca mais do que qualquer outra pessoa.

Quando alguém que você quer não quer você, é mais fácil, embora mais imaturo, simplesmente supor que esse alguém é uma pessoa ruim. Mas não é assim que o amor funciona.

Relacionamentos românticos não são um esporte competitivo em que aqueles que te aceitam são bons e todos os outros são ruins. Não funciona dessa forma.

Olhe ao seu redor, para as pessoas que encontraram o amor. Não é uma medida de quão perfeitos eles são, é uma medida de compatibilidade. É uma medida de saber jogar o seu jogo.

As pessoas que te rejeitam? Elas estão apenas te mostrando que você é simplesmente incompatível. Isso não significa que uma pessoa é melhor que outra. Isso não significa que uma pessoa é completamente ruim.

Quando você resume uma pessoa inteira por sua vontade de estar em um relacionamento com você, você realmente se fecha para o tipo de vulnerabilidade e complexidade e pensamento que o amor verdadeiro exige.

Nada vai protegê-lo de ser rejeitado, mas decidir que qualquer um que o faça é ruim, acabará por levá-lo a se abster de tentar um relacionamento novamente.

A rejeição faz parte do processo. Acontece quando você está apaixonado, mas também de maneiras pequenas e diárias. Acontece no trabalho, nos negócios, com os amigos.

E sim, isso acontece quando você está mais vulnerável.

Mas isso não vai acontecer para sempre.

Todo mundo fica com o coração partido em algum momento ou outro, na maioria das vezes, ao longo de suas vidas.

Todos têm suas expectativas frustradas, todos têm suas esperanças frustradas. Esta é uma parte infeliz do processo.

Se você entender que uma pessoa que te rejeitou não é ruim porque não quer estar com você, mas que simplesmente, ela não é compatível com você, você não se frustra e nem carrega o fardo da rejeição com você.

Talvez fosse apenas a pessoa errada, na hora errada.

Talvez não fosse o melhor relacionamento possível que você poderia ter encontrado.

Talvez vocês fossem incompatíveis de maneiras que você não conseguiu ver, mas o outro conseguiu sentir.

Talvez você estivesse se agarrando a um amor morno porque tem medo de ser rejeitada novamente.

Talvez a pessoa que te rejeitou não seja assim tão horrível. Talvez ela simplesmente não seja ideal pra você. E talvez, no final, ela tenha feito um favor a você.

Pense nisso. E pare de achar que todo mundo que te rejeita é tóxico.

*DA REDAÇÃO RH. Com informações TC

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

RECOMENDAMOS









Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia