Nem sempre fazer o bem a alguém será suficiente para esse alguém te respeitar.

Infelizmente, fazer o bem a alguém não garante, automaticamente, que essa pessoa vá fazer o mesmo por você porque muitas pessoas estão muito empenhadas em extrair o máximo que puderem dos outros, mas não estão interessadas em oferecer o mesmo em troca.

O respeito é uma questão complexa, pois muitos fatores podem influenciá-lo, como o orgulho, o ego, a pré-disposição ao egoísmo e a ganância, ao individualismo e a arrogância. Pessoas que estão dominadas por esses fatores, não conseguem valorizar os atos de bondade que são oferecidos a elas.

Por isso que, algumas pessoas, poderão não considerar ou valorizar as ajudas que você oferece a elas, outras vão reagir a sua ajuda como se você não tivesse feito mais do que a sua obrigação, muitas, simplesmente, não são capazes de demonstrar respeito, independentemente, do bem que você faça.

O respeito é uma virtude que só é alcançada por aqueles que já desenvolveram a competência de uma comunicação eficaz, porque o desrespeito, geralmente, acontece dessa dificuldade de se comunicar com verdade.

Normalmente, uma pessoa desrespeitosa vai agir pelas suas costas porque não consegue ou não acha necessário estabelecer um diálogo honesto, ela vai pensar apenas nas próprias necessidades e subjugar as necessidades dos outros.

A falta de respeito se dá quando não há a compreensão da necessidade de estabelecer uma comunicação honesta, quando há também, falta de empatia e indiferença em relação as dificuldades alheias.

É claro que, continuar a fazer o bem é uma virtude, independentemente, de como os outros respondem, pois reflete seus próprios valores e caráter. No entanto, se você se sente, constantemente, desrespeitado por alguém, pode ser necessário reavaliar o relacionamento e estabelecer limites para proteger sua saúde emocional, mental e o seu bem-estar.

Fazer o bem não é garantia de que vão valorizar os seus esforços porque, o ato de respeitar, envolve a maneira como a pessoa que recebe o bem o percebe, e como ela interage com você ao longo do tempo.

A falta de validação, geralmente vem de pessoas que estão presas em suas experiências passadas e que não conseguem distinguir o certo do errado, por conta dos seus valores pessoais, preconceitos, e até mesmo da dinâmica de poder que estabelecem em um relacionamento.

Mas entenda que, mesmo que não valorizem, fazer o bem nunca será inútil. Suas ações positivas e gentis são importantes, não apenas para o bem-estar dos outros, mas também para o seu próprio bem-estar.

Se alguém não está demonstrando respeito por você, é importante olhar para essa situação com verdade e estabelecer uma forma mais eficiente de lidar com aquele que demonstra não te respeitar. Nesse processo, você terá que escolher entre o bem do outro ou o seu. Se você está sofrendo com o desrespeito em suas relações, me chame no direct @rhamuche, eu posso te ajudar a estabelecer uma comunicação mais eficiente para que você consiga criar laços mais verdadeiros e honestos.

Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.

Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, palestrante, terapeuta, empreendedor e facilitador do Método Resiliência Sistêmica. Foto de Darius Bashar na Unsplash. VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.








Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.