Autores

NÃO SEJA MAIS UM, ENTRE OS ESCRAVOS DAS REDES SOCIAIS

Quando nossas mães nos diziam que não éramos iguais a todo mundo, parece que estavam prevendo a crise de identidade que se abateria sobre nós. Naquele tempo protestávamos. Agora, vivendo em tempo de redes sociais velozes e astutas, onde tudo parece ser mais do mesmo, entendemos porque elas prezavam tanto pela originalidade. Tornou-se difícil não cair na tentação de participar desse circulo vicioso de padronização e promoção pessoal.

Essa coisa de passar muito tempo acompanhando as notícias, os acontecimentos dos outros, as expressões da moda… acaba por provocar efeitos nocivos em quem tem autoestima vulnerável. E o que poderia parecer inacreditável para alguns, tem acontecido com mais frequência do que poderia: tem gente por aí fazendo dieta só porque acha que assim vai fazer melhor figura na hora das fotos; gastando suas economias ou comprometendo seus rendimentos para manter um status que não é seu de fato; tem gente criando uma espécie de personagem, vivendo num mundo fictício de fotos editadas e frases copiadas; pessoas tentando vender uma imagem irreal de si, que foi copiada aqui e acolá, entre o que foi aparecendo na sua linha do tempo, só para parecer mais interessante para seus seguidores.

É uma pena que o desejo de singularidade esteja tão em baixa. É tão bom quando alguém nos olha e diz que temos um jeitinho diferente! É tão prazeroso ser autêntico, não dever nenhuma informação a ninguém, e se comportar como se é de fato!
Talvez se deva dizer que nem tudo o que se vê nas redes sociais é realmente uma tendência. Às vezes é só necessidade de autoafirmação de algumas pessoas, que dão mais valor ao virtual do que ao mundo real e querem justificar suas escolhas.

Mas ninguém é obrigado a seguir essa “tendência”; obrigado a produzir imagens apenas para movimentar as redes sociais. Esteja livre para escolher seus próprios sabores e lugares preferidos; não precisa posar de pessoa extremamente feliz se não se sentir assim; respeite sua forma física, e não tente se encaixar em nenhum padrão de beleza apenas para produzir selfies cujos parâmetros estejam pré-estabelecidos.

Vale lembrar que ainda é permitido sentar-se e fazer uma refeição tranquilamente, sem a necessidade urgente de fotografar esse momento; dizer o que se pensa, confessar que nem tudo é muito lindo e expressar-se com suas próprias palavras, sem pretender encaixar-se nas hashtags levantadas.

Dispensar essa exposição exagerada de fotos, fatos e sentimentos é atitude de quem tem personalidade bem definida. Mas isso também se aprende. Pratique! Não poste nada se não estiver realmente a fim. Ninguém deve obrigações às redes sociais.

Compartilhe o que tiver vontade, mas não precisa expor até a alma. Interaja com moderação. Você não precisa contar tudo o que está acontecendo, só porque seus amigos o fazem. Autenticidade e um pouco de mistério tornam as pessoas muito mais interessantes.

Bom, e só pra constar, sua mãe tinha razão ao dizer que você não era todo mundo!

Alessandra Piassarollo

Administradora por profissão, decidiu administrar a própria casa e o cuidado com suas duas filhas, frutos de um casamento feliz. Observadora do comportamento alheio, usa a escrita como forma de expressar as interpretações que faz do mundo à sua volta. Mantém acessa a esperança nas pessoas e em dias melhores, sempre!

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

1 dia ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

1 dia ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

1 dia ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

2 dias ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

2 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

2 dias ago