Não seja ingênuo a ponto de manter os invejosos em sua vida.

Luciano Cazz

Em muitas ocasiões nossa ingenuidade e boa intenção faz com que deixemos passar desapercebido toda a negatividade de pessoas invejosas que nos abraçam e elogiam, mas escondem dentro de si um profundo desejo de que a gente se dê mal.

Isso porque, na maioria das vezes, lemos o outro como a nós mesmos e quando torcemos por alguém que estimamos, não imaginamos que tal pessoa, na verdade, se satisfaz com a nossa derrota. A inveja pode ser muito sutil e perigosa, por isso reavalie uma relação quando:

1- Diminuem suas qualidades

Comentários ou críticas inofensivas e sorridentes podem ser, na verdade, pura inveja de quem tenta diminuir suas qualidades, ainda mais aquelas que tal pessoa não possui. Principalmente depois de você receber um elogio de alguém.

2- Menosprezam seus valores

Por ser incapaz de ter a mesma generosidade ou honestidade, um invejoso tende a colocar você e os outros em dúvida sobre os seus próprios valores. Não compre essa ideia. Siga firme e forte com sua integridade.

3- Desvalorizam seus feitos

Com frases do tipo “assim até eu” ou “que sorte” o invejoso demonstra seu sofrimento por suas conquistas. Não se abata permitindo que o desvalor dele abale sua confiança. Só você sabe o esforço e empenho que dedicou a uma conquista.

4- Falam mal de você pelas costas

Essa é a principal artimanha de uma pessoa invejosa. Denegrir sua imagem pelas suas costas, porque, assim, você não tem como se defender das maledicências dela. Porém, quando uma pessoa tem uma atitude covarde dessas, ela já é baixa e nada do que diga contra você pode mudar essa realidade.

5- Criam problemas para você

Qualquer possibilidade de lhe culpabilizar pode agregar uma imagem negativa a sua conduta e isso é o que uma pessoa invejosa deseja. Elas manipulam as situações para que você se dê mal e ainda podem, cinicamente, demostrar apoio.

6- Colocam uma carga negativa em cima de você

Toda fala é contrária a sua. Estão o tempo todo discordando de você porque não toleram o fato de você estar certo, preferem combater sua inteligência em vez de admirá-la. Falam mal da sua roupa, do seu jeito, apontam seus defeitos a toda hora e tudo que você faz vira motivo de crítica.

7- Dão os piores conselhos

Uma pessoa invejosa vai lhe incentivar a brigar com os outros e nunca a fazer as pazes. Ela vai lhe aconselhar a fazer o mais arriscado e cruelmente lhe induzir ao pior. Ela pode inclusive lhe estimular quando você estiver errado para poder se sentir melhor consigo mesma lhe fazendo mal.

8- Distorcer a realidade para prejudicar

Muitas vezes, nessa ânsia de serem melhores que você, os invejosos vão além de apontar defeitos e falhas. Eles contam mentiras para lhe prejudicar e manipulam para que você pareça uma pessoa pior do que realmente é. A inveja em alguém que mente é extremamente perigosa.

Portanto, abra o olho, não seja tão ingênuo e sempre que notar essa energia vindo de pessoas que parecem gostar de você, em vez de desconfiar de sua intuição, afaste-se e não dê mais confiança! Porque o antídoto contra uma pessoa invejosa, que tanto se importa com a sua vida, é exatamente o contrário desse veneno: a indiferença.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS







COMENTÁRIOS




Luciano Cazz
"Luciano Cazz é publicitário, ator, roteirista e autor do livro A TEMPESTADE DEPOIS DO ARCO-ÍRIS." Quer adquirir o livro? Clique no link que está aí em cima! E boa leitura!