Você está na sua quando, de repente, um terremoto de reclamações cai sobre sua cabeça. Você nem sabe direito de onde veio tudo isso, mas agora você vai ter que lidar com um mau humor repentino que tomou seu amigo, parceiro, filho ou familiar.

A sua bandeira de paz foi incendiada sem nenhuma parcimônia por um motivo banal. A toalha molhada em cima da cama. O relatório que era para ser entregue só depois, mas que, de repente, tornou-se imediato. A roupa que não foi encontrada. O filme entediante que você fez questão de assistir com o seu crush. Motivos bobos quase sempre são o estopim de brigas e com a mesma frequência não são a razão real para elas.

Vivemos no mundo ocidental uma cultura de gentileza extrema no que se trata de “dizer o que realmente se pensa em relação às coisas”. Então seu namorado não digeriu bem seu encontro noturno com as amigas, mas fingiu que estava tudo bem. Afinal, ele é a pessoa mais segura do mundo. Seu filho pareceu entender a bronca por ter usado de forma demasiada os jogos virtuais. Seu chefe fingiu gostar da piada que você fez na hora do café, só fingiu.

Então, a razão verdadeira que originou o incêndio infernal do outro foi guardada à sete chaves e de repente apareceu em forma de uma escova de dente trocada ou de um livro emprestado que, de súbito, precisa ser recuperado.

Isso acontece e vai sempre acontecer enquanto tentarmos cobrir o sol com a peneira e dizer que está tudo bem quando na verdade não está. Aos portadores da bandeira da paz, pegos de surpresa, cabe entender, com paciência e sabedoria, de onde está vindo o fogo da discórdia para assim apagá-lo.

Logo, não leve tão ao pé da letra ímpetos repentinos de chatice daqueles com os quais convive. Busque a real razão por trás de lamentações quase infantis. Converse e não se deixe queimar pelo inferno pessoal dos outros. Resguarde sua paz e não acredite na primeira razão que lhe salta aos olhos. Quase sempre o que está realmente incomodando está bem longe das vistas.

Acompanhe a autora no Facebook pela sua comunidade Vanelli Doratioto – Alcova Moderna.