Destaque

Não ofereça ao outro mais do que ele merece! A falta de reciprocidade, cansa!

Não ofereça ao outro mais do que ele merece! A falta de reciprocidade, cansa!

Sinônimos de relacionamento para mim é compromisso, comprometimento e lealdade. Porém o que garante a saúde de todo e qualquer relacionamento é a reciprocidade.

A troca constante garante a oxigenação do relacionamento. A relação se sustenta na estrada da vida por um caminho de mão dupla, onde existe uma troca justa entre o dar e receber.

Se você ama, é importante se sentir amado também. Se respeita, há que se ter a certeza de que é respeitado. Se admira, é de suma importância ser objeto de admiração do outro. Se é grato, nada mais justo que receber gratidão da outra parte quando se faz o bem também.

Quando a relação fica assimétrica, onde um oferta o seu melhor e não se sente a retribuição, o peso da balança fica em um só prato e há um esgotamento, um esvaziamento da oferta, o estoque de bons sentimentos vai acabando e o que sobra é um profundo cansaço, mesmo que não haja o desejo de afastamento.

Se você se percebe assim, entregando e nada recebendo, seja honesto com seus sentimentos e verdadeiro com quem é de direito. O outro merece saber o que você precisa receber e você necessita falar.

Uma conversa franca, onde você possa expor seu incômodo e o outro mostre à vontade de se reposicionar, pode reconfigurar a relação. Trazendo novos rumos e oportunidade de salvar a relação.

Isso se, o que te atraiu no outro e que foi motivo para a aproximação ainda estiver lá.

Ainda há apelo e motivação, ainda há mistério a ser revelado? Talvez seja só um momento ruim, e dar voz as suas dúvidas, dar vez as suas inseguranças e frustrações, talvez seja o que de mais honesto você possa fazer por vocês dois.

Quem sabe a outra pessoa não esteja sentindo ou pensando o mesmo sobre você?

Muitas vezes, nós nos confundimos e nos engamos com nossos próprios sentimentos, por isso, não é raro nos equivocarmos, interpretando erroneamente o outro.

O diálogo aberto e sincero, é a única ferramenta eficaz para esclarecer dúvidas.

É preciso se lamentar menos e conversar mais. Saber quais são os motivos reais para a modificação de comportamento, pois uma relação é construída a dois, portanto, escolha parar de reclamar a falta de atitude do outro e começar a fazer pedidos gentis e amorosos.

Revelar a participação de cada um abertamente é a atitude mais digna que podemos ter conosco e com o outro.

Participamos ativamente, da construção e da destruição do elo afetivo e expor a parte e a responsabilidade de cada um é muito mais corajoso e saudável, do que simplesmente desistir.

O mais humilde, mas também mais sensível, inteligente e forte, sempre dá o primeiro passo.

Mas se você perceber, ou/e o outro comunicar de alguma forma, por palavras, gestos ou silêncios sepulcrais, a falta de vontade de investir afetivamente em você e no relacionamento, retire-se sem olhar pra trás!

Devemos sempre entrar de forma silenciosa, discreta, pisando devagar na vida do outro. E a saída, deve ser da mesma forma, silenciosa, porém rapidamente!

Onde você não for bem-vindo, onde não houver reciprocidade, por favor, saia correndo.

O desconforto e o cansaço refletem a falta de reciprocidade na relação. Não se demore onde não houver reciprocidade. Mas não abandone o barco sem antes, remar junto e na mesma direção.

O objetivo final é sempre o mesmo destino, o bem dos dois. Uma coisa só é boa, se for boa para os dois. Mas se depois de ter uma conversa franca com o outro e ficar claro e estabelecido que ele desistiu, respeite-o e siga em frente.

Muitas vezes, só vamos perceber que, aquela relação que não deu certo, foi na verdade, um livramento, algum tempo depois.

Isso, se a gente decidir abrir os olhos.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Fabiano de Abreu Rodrigues, PhD, neurocientista, neuropsicólogo, biólogo, historiador, jornalista, psicanalista com pós em antropologia e formação avançada em nutrição clínica. PhD e Mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociências pela EBWU na Flórida e tem o título reconhecido pela Universidade Nova de Lisboa; Mestre em Psicanálise pelo Instituto e Faculdade Gaio/Unesco; Pós Graduação em Neuropsicologia pela Cognos em Portugal; Pós Graduação em Neurociência, Neurociência aplicada à aprendizagem, Neurociência em comportamento, neurolinguística e Antropologia pela Faveni do Brasil; Especializações avançadas em Nutrição Clínica pela TrainingHouse em Portugal, The electrical Properties of the Neuron, Neurons and Networks, neuroscience em Harvard nos Estados Unidos; bacharel em Neurociência e Psicologia na EBWU na Flórida e Licenciado em Biologia e também em História pela Faveni do Brasil; Especializações em Inteligência Artificial na IBM e programação em Python na USP; MBA em psicologia positiva na PUC. Membro da SPN – Sociedade Portuguesa de Neurociências – 814; Membro da SBNEC – Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento – 6028488; Membro da FENS – Federation of European Neuroscience Societies – PT 30079; Contato: deabreu.fabiano@gmail.com

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu Rodrigues é psicanalista clínico, jornalista, empresário, escritor, filósofo, poeta e personal branding luso-brasileiro. Proprietário da agência de comunicação e mídia social MF Press Global, é também um correspondente e colaborador de várias revistas, sites de notícias e jornais de grande repercussão nacional e internacional. Atualmente detém o prêmio do jornalista que mais criou personagens na história da imprensa brasileira e internacional, reconhecido por grandes nomes do jornalismo em diversos países. Como filósofo criou um novo conceito que chamou de poemas-filosóficos para escolas do governo de Minas Gerais no Brasil. Lançou o livro ‘Viver Pode Não Ser Tão Ruim’ no Brasil, Angola, Espanha e Portugal.

Recent Posts

Vivemos tempos difíceis onde a opinião vale mais do que a informação.

Vivemos tempos difíceis, onde a opinião vale mais do que a informação. Vivemos o fantástico…

17 horas ago

Quando você fala, muito é esquecido. Quando você ensina, algo é lembrado. Mas só quando você encanta, o aprendizado acontece.

Quando você fala, muito é esquecido. Quando você ensina, algo é lembrado. Mas só quando…

18 horas ago

‘Tô Salvo’: site ajuda famílias a encontrar desaparecidos em abrigos no RS

'Tô Salvo': site ajuda famílias a encontrar desaparecidos em abrigos no RS. Estamos diante do…

19 horas ago

Campanha de Felipe Neto leva 200 purificadores de água ao RS. “Inacreditável o que vivi”.

Campanha de Felipe Neto leva 200 purificadores de água ao RS. "Inacreditável o que vivi".…

2 dias ago

Acredito que as boas ações que fazemos hoje voltam para nós de maneiras inesperadas no futuro.

Acredito que as boas ações que fazemos hoje voltam para nós de maneiras inesperadas no…

2 dias ago

Anjo sem asas: Protetora Deise Falci está salvando milhares de animais no RS. “Um amor sem limites!”.

Anjo sem asas: Protetora Deise Falci está salvando milhares de animais no RS. "Um amor…

2 dias ago