Hoje é dia de faxina. Todo dia é. Vou sujando, vou limpando. Descobri que limpar a casa me ajuda a varrer de mim um punhado de sentimentos feios como a poeira morta.
Esfrego a louça com determinação e detergente. Cada talher, cada copo, cada prato, cada panela, libertos da gordura sob a torneira aberta, tornam-me livre de toda angústia.
A máquina de lavar que bate minhas roupas, barulhenta e furiosa, também amacia minha alma, inunda meus ímpetos e acorda minhas esperanças.
A vassoura que arrasta a sujeira do chão é a mesma que percorre meus cantos escuros e arranca de mim toda grossura, remove cacos de palavras quebradas, desentoca mágoas perdidas debaixo do sofá, descobre lágrimas cristalizadas de choros escondidos, feito pedras nos rins, junta tudo e põe no lixo, sem dó.
Toda alma desse mundo devia ter o prazer de limpar o banheiro. Com gosto e vontade, esfregar-lhe o chão e as paredes, lavar o vaso sanitário como quem dá jeito no mal que agonia o planeta.
Desinfetar-lhe os cantos tomados de vermes e bactérias. Ensaboar e enxaguar, abrir a torneira, ligar o chuveiro, dar a descarga e deixar um perfume bom ganhar a vida feito um sentimento de paz.
Faxinar a casa abre o fluxo da vida, limpa seus alvéolos pulmonares, extirpa o catarro amarelo e pegajoso do fuxico, descongestiona veias entupidas de medos e dores.
Limpar a casa nos asseia por dentro, ilumina e revela a beleza das coisas de fora, lava nosso caminho de luz.
Hoje é dia de faxina. Todo dia é. Um pouquinho que seja. Começo em qualquer canto, vou para todos os outros. Limpo e me sinto limpo. Sei lá. Descobri que fazer faxina é um jeito bonito de cuidar da vida.
Há períodos da vida que parecem testes intermináveis. Anos em que você precisou engolir o…
Você costuma acordar sempre entre às 3h e 4h da manhã? Muitos se questionam se…
O debate sobre uma possível Terceira Guerra Mundial voltou a ganhar força nos últimos anos,…
Entre tantos lançamentos barulhentos, algumas produções passam despercebidas no catálogo da Netflix, mesmo entregando uma…
Você prefere ovo cozido, mexido, frito ou em forma de omelete? Para a psicologia comportamental,…
Há curiosidades que não precisam de desculpa. Quando falamos de intimidade, o mais interessante é…