Se você está agindo errado com alguém, não espere que as coisas deem certo para você!

Muitas pessoas vivem como se as suas ações não tivessem consequências. Mas sabe aquele máxima “a vida dá voltas”? – é uma realidade. Por mais que se viva desconectado dessa consciência, impondo condições aos outros, sem nenhuma compaixão, a vida tem uma maneira enigmática de nos mostrar que cada escolha, cada palavra e cada gesto que escolhemos expressar, afeta não apenas os outros, mas também a nós mesmos.

Se você usa e abusa de uma pessoa que só te fez o bem, trata alguém com desrespeito, egoísmo ou crueldade, não se importa se as suas ações estão magoando alguém, friamente, escolhe trair a confiança de um amigo ou prejudicar uma pessoa de alguma forma para se beneficiar de imediato, você pode até achar que se deu bem, mas essa sensação de vitória é passageira…

Vamos pensar que algo que você disse ou fez, deixou alguém angustiado e preocupado por longos dias, essa energia negativa de angustia e preocupação voltará para você uma hora ou outra e vai criar um ciclo de infelicidade e desequilíbrio em sua vida.

Não porque a pessoa deseja o seu mal e tem esse poder, mas sim, porque você gerou esse mal a ela.

Nada que nos acontece é por acaso, ou temos algo a aprender ou temos algo a ensinar.

Mas uma coisa é certa: se fazemos algo prejudicial a alguém e não encontramos uma forma de compensar essa pessoa, a lei de causa e efeito entra em ação.

Se você estiver agindo errado com alguém nem espere que as coisas deem certo para você.

“Ah, mas existem muitas pessoas que fizeram e fazem barbaridades e que estão gozando de privilégios e saíram impunes”. Isso é o que pensamos ao observar de fora, mas a verdade é que no interior dessas pessoas, cresce uma instabilidade desesperadora, elas vivem conflitos que só elas sabem, no silêncio dos seus travesseiros.

A vida segue uma lei: é impossível colher amor se você planta ódio. É impossível alcançar alegria se você semeia tristeza. A lei do retorno é implacável. O que oferecemos aos outros retorna para nós mde formas inesperadas e nos atinge exatamente naquilo que mais importa para nós.

Vamos supor que você errou com alguém, mas você sente muito e não quer que essa pessoa continue sofrendo por sua causa. Esse já é um sinal de que você está mais consciente do que muita gente. Nesse caso, você precisa se colocar aberto para ouvir como essa pessoa se sente e permitir que ela te diga como você poderá reparar ou recompensar. Aqui, não cabe o que você deseja oferecer a essa pessoa como compensação, apenas cabe o que a pessoa precisa para se sentir recompensada.

Pedir desculpas é um passo, mas não é o caminho todo. Você precisa agir para corrigir os seus erros.

Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.

Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, palestrante, terapeuta, empreendedor e facilitador do Método Resiliência Sistêmica. Foto de Charbel Aoun na Unsplash. VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.








Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.