Não espere mais! Faça acontecer! Qual sonho você vai começar hoje?

Marian Koshiba
nao-espere-mais-faca-acontecer-qual-sonho-voce-vai-comecar-hoje

Você nunca estará pronto. Não espere mais! Faça acontecer!

Qual sonho você vai começar hoje?

Entenda uma coisa: você nunca estará pronto. Não vai chegar o momento em que todas as conjunturas serão ideais.

Se você está esperando toda essa sincronicidade para começar a agir pelos seus sonhos e planos, simplesmente esqueça.

Ouvi um relato da minha mentora artística que me foi um soco no estômago. Contou de um aluno que estudava piano com ela há mais de 5 anos, mas nunca havia se sentido pronto para se apresentar.

Quando decidiu que era o momento para sua primeira performance ao público, a pandemia chegou, levando-o embora – e junto dele todos os seus planos e sonhos. Seu piano e sua arte não puderam ser ouvidos e conhecidos por mais pessoas.

Vivemos numa sociedade de aparências, editada, artificialmente melhorada, em que o julgamento alheio parece estar a um centímetro de distância do nosso rosto e a um segundo luz de cada uma de nossas ações.

E isso faz a gente pensar que tudo e todos no mundo são tão perfeitos, prontos, irretocáveis… menos nós. As histórias de sucesso quase sempre são contadas como se um mix de contextos mágicos e coincidências do destino, somadas a um preparo prévio hercúleo de habilidades incríveis sejam necessários para que algo dê certo.

Ninguém gosta de ouvir (e pouca gente se mostra sincera o bastante pra contar) a parte suja e escabrosa das histórias “de sucesso”.

E isso faz crescer em cada um uma sensação enorme de que nunca se está pronto e bom o suficiente para aquela mudança de carreira, aquele projeto ousado que sempre dominou a mente, aquele passo corajoso de mudar de país ou para qualquer plano que habita o coração.

E os planos, bem, eles continuam… sendo só planos. Relegados a papéis, imaginações, suspiros de desejo e conformismo, com um cheiro de mofo do medo curado pelo tempo que já se passou.

A vida não espera, porém a gente costuma esquecer disso no nosso dia a dia automático e cheio de distrações.

Mas uma pandemia, assim como as tragédias que mostram como nossa existência é frágil e breve, nos forçam a encarar a verdade: você nunca estará 100% pronto, treinado, convicto, abastecido, guarnecido, pra fazer os planos da vida se tornarem realidade, porque não há tempo pra isso.

Você se torna preparado à medida que percorre o caminho.

Caminhar se aprende engatinhando, depois tropeçando e cambaleando, escrever se aprende lendo, rabiscando, rascunhando, viver se aprende vivendo.

Sim, vai dar medo.

Terão dificuldades, existirão os críticos construtivos e destrutivos, terão momentos em que você vai duvidar se é pra você, se não deveria desistir de tentar.

Vão ter falhas, muitas.

Terão dias que você sentirá vergonha da etapa que ainda está, que o sucesso parece longe demais.

Mas a cada hoje que chega é um ontem que fica pra trás.

Você está caminhando, tornando seus sonhos um pouco mais tangíveis, mesmo que eles ainda pareçam meio inacabados e improvisados ao olhar, são seus, todos seus, cada dia mais reais, deixando de ser sonhos sonhados para serem sonhos vividos.

E por mais desafiadora que seja a trajetória, um sonho minimamente vivido é muito melhor do que um desejo em eterno estado de latência.

Não, provavelmente você nunca concluirá que seus projetos estão perfeitos e que você alcançou sua máxima excelência. Mas isso é apenas uma prova de que você ainda manteve a humildade de querer ser melhor mesmo após já saber muito – e isso é essencial para ir além do que se imagina e para ir além ainda mantendo a humanidade.

A vida urge, o tempo engole, a existência é um sopro. Você nunca estará pronto, mas ao mesmo tempo, ninguém nunca está – então ter um sonho já é estar pronto o suficiente pra começar.

Qual sonho você vai começar hoje?

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS






COMENTÁRIOS




Marian Koshiba
Formada em Direito, escritora por necessidade de alma, cantora e compositora por paixão visceral. Só sabe viver se for refletindo sobre tudo, sentindo o mundo à flor da pele. Quer transmitir tudo que apreende (e aprende) por todas as formas criativas possíveis.