As DRs enfraquecem o casamento, mas as ARs, fortalecem: ENTENDA.

Muitas vezes, a gente sente que a relação não está indo bem, e queremos conversar, chamamos isso de DR, discussão de relacionamento, mas infelizmente, discutir, só causa mais conflito e é bem provável, que depois de uma DR, não cheguemos a um entendimento entre as partes, pois quando discutimos, acabamos focando nas acusações, nos julgamentos e nas exigências.

Por isso, muitos parceiros fogem das DRs.

Com tantos problemas na vida, o que a gente menos quer é ter que chegar em casa e enfrentar uma DR. A gente pensa: “Como seria bom, chegar em casa e ser recebido com carinho, compreenssão e amor”.

Mas muitas vezes, o nosso parceiro ou cônjuge, não está se sentindo feliz com algo que fizemos, ou não fizemos. Ou mesmo nós, não estamos contentes com o rumo que o relacionamento está tomando.

Nessas horas o que devemos fazer?

Em meu relacionamento, percebi que, quanto menos discutimos, melhor. Por isso, minha esposa e eu, decidimos que não faríamos mais DRs, apenas ARs.

Mas o que é AR?

AR, foi um termo que eu criei que significa, ALINHAMENTO DE RELACIONAMENTO. Minha esposa e eu, acordamos que, sempre que acontecer algo que nos desagrade, nós vamos conversar para alinhar as nossas expectativas, mas sem o peso da discussão.

Nós combinamos de sair, todas as quartas-feiras, para fazer um alinhamento. Apenas nos sentamos, comemos algo e dizemos um ao outro o que, cada um de nós, pode melhorar, naquela semana.

Os dois falam o que está incomodando, o que pode melhorar e o que podemos ajustar. Com muito cuidado na escolha das palavras, listamos as nossas necessidades e dizemos um ao outro o que é possível fazer e o que não é, sem cobranças.

Assim, o casamento flui de uma maneira calma e traquila, com respeito e responsabilidade afetiva porque ambos, estão comprometidos em compreender profundamente quais necessidades não foram atendidas.

Quer salvar o seu casamento e viver um relacionamento feliz? Procure trocar as DRs por ARs, e depois me conta aqui o que aconteceu.

Se você está enfrentando problemas graves no seu casamento, e precisa de ajuda, me chame no direct @rhamuche, e agende uma consulta individual.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, terapeuta transpessoal e Constelador Familiar. Foto de Priscilla Du Preez no Unsplash.

RECOMENDAMOS









Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.