Autores

Não é o amor que segura uma relação. O segredo é outro.

Não é o amor que segura uma relação. O segredo é outro. Paciência, compreensão, fidelidade ou zelo? Nenhum deles. O que pode manter o seu relacionamento vai surpreender você.

Evidentemente, nenhuma relação sobrevive sem amor, pelo menos não de uma forma saudável.

O amor é a razão e a base de qualquer envolvimento a dois. É no amor que uma relação é construída. Por ele e por todas as dádivas desse sentimento tão sublime que permanecemos juntos.

Entretanto, presenciamos todos os dias muitas relações terminando mesmo com amor. Mas, então, qual será esse misterioso ingrediente salvo-conduto do apreço?

Não é fidelidade, nem paciência, compreensão ou zelo. A maior dádiva de quem ama é a renúncia.

Isso mesmo! Acontece quando a gente releva um erro e compreende o outro em sua contradição a nós. Quando a gente olha por ela, renunciamos a nossa razão, a nossa verdade, o nosso bem-estar, nem que seja por um instante. E, mais do que tudo, ser leal é renunciar milhares de possibilidades em nome da felicidade do coração do outro.

Estar com nossa cara metade é renunciar o tempo todo. Outras companhias, outros encontros, outros momentos.

Interagir com quem amamos é abrir mão de muitas ideias, de muitas vontades e até de comportamentos ou posturas. Porque é preciso que haja dentro do coração uma negociação de valores onde o que não é tao importante para a gente ou faz mal para a relação deve ser abdicado em função do bem maior: o laço de amor.

Quando compramos uma rosa, abrimos mão do nosso tempo, do nosso dinheiro e de qualquer outra direção que não seja para a pessoa para a qual vamos entregá-la.

Corremos ainda o risco de nos espetar em seus espinhos pela carinhosa surpresa de causar contentamento, riso. E isso é renunciar por amor.

Quando aprendemos a lidar com nossos defeitos, brigamos contra eles e até procuramos ajuda para melhorar, estamos renunciando a nós mesmos.

Desistimos de uma parte negativa de nós para manter a chama do amor, jogamos fora aquilo que temos de pior para mantermos o melhor em nossa vida. E acaba sendo uma renúncia por nós mesmos também porque diretamente beneficia a todo relacionamento.

Por outro lado, há momentos em que somos nós que deixamos para lá erros e defeitos do nosso amor, desde que dentro dos limites da nossa alma.

Isso não quer dizer que devemos abandonar tudo que temos ou somos para manter uma relação. Não é isso.

Mas existe um momento em que vontades, sentimentos e comportamentos entram em contradição na vida a dois e é nesse ponto que um e outro, ou quem sabe os dois, deve renunciar um pouco de si para manter o equilíbrio e principalmente o maravilhoso encaixe do amor, onde a personalidade de cada um permanece compatível ao sentimento lindo que une o casal.

E vale muito a pena.

É uma troca muito injusta de tão vantajosa, porque o afeto é muito maior do que qualquer defeito que temos, porque os gestos que fazem a relação permanecer grande podem ser bem pequenos.

Desistências que pouco doem proporcionam o extraordinário prazer de manter-se apaixonado.

Outras desistências podem doer mais e ainda serem as melhores escolhas, porque renunciar na relação a dois é substituir qualquer coisa pelo amor.

E, então, no fim das contas, depois de abdicar tanto, a única renúncia incabível é a do carinho do outro. Nada vale a desistência de um amor verdadeiro, porque, afinal, hoje em dia, não há tantas oportunidades para o amor, que está escasso e fugaz, acaba em um sopro.

É por isso que um sentimento assim deve ter prioridade. Portanto, quando tiver a oportunidade de mudar por amor, simplesmente, mude.

*Foto pelo comercial de setembro no Unsplash

“É a capacidade de um indivíduo em possuir uma conduta sã num ambiente insano, ou seja, a capacidade do indivíduo sobrepor-se e construir-se positivamente frente às adversidades”. __ Resiliência Humana

Luciano Cazz

"Luciano Cazz é publicitário, ator, roteirista e autor do livro A TEMPESTADE DEPOIS DO ARCO-ÍRIS." Quer adquirir o livro? Clique no link que está aí em cima! E boa leitura!

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

3 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

3 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

3 dias ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

3 dias ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

4 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

4 dias ago