Categories: Conhecimento

NÃO DÊ EXPLICAÇÕES PARA QUEM JÁ TEM UMA OPINIÃO FECHADA

Acho que a vida é dialética e sua essência é o diálogo, a troca de ideias. Concordar ou discordar do ponto de vista de alguém não me parece questão tão importante.

Complicado é lidar com gente que quer obrigar os outros a concordar com todos os seus pontos de vista. Complicado é lidar com gente que agride quem não pensa exatamente da mesma maneira. Mas pior do que agredir quem discorda de nós , é fingir interesse em dialogar. É se esconder atrás de um vocabulário pomposo para ofender , para desqualificar o outro, para tentar impor a sua visão de mundo custe o que custar , doa a quem doer. Complicado é lidar com gente que faz perguntas mas, na verdade não espera uma resposta. Espera apenas um gancho para cutucar , ofender , destilar veneno e amargura.

Infelizmente , muitas pessoas sublimam suas frustrações existenciais ou cotidianas vomitando pseudo verdades , agredindo quem passa por seu caminho de forma indiscriminada.

Tentar explicar algo para quem não quer entender ou ao menos respeitar é o mesmo que tentar enxugar gelo. É perda de tempo total. É perda de energia. Só serve para desgastar , estressar , roubar um tempo e uma energia que poderíamos utilizar em mil outras tarefas divertidas ou instrutivas.

Quem quer realmente dialogar , usa uma linguagem amena , amigável, faz perguntas de fato. Não disfarça opiniões radicais e taxativas por meio de perguntas retóricas. Não cita as palavras do interlocutor como forma de ironia ou de agressividade. Não finge não entender para criar polêmica pela polêmica e de quebra arranjar um motivo para brigar.

Cada vez mais , me parece , que a natureza humana , talvez, não seja assim tão complexa de se entender. Quando falamos de sentimentos e relações interpessoais , não somos não tão diferentes assim…sim, temos necessidades psicológicas distintas , mas algumas diretrizes existem. Algumas reações podem indicar determinados tipos psicológicos. Algumas condutas se referem a determinados tipos de personalidade.

Uns são mais extrovertidos . Outros , mais introvertidos. Algumas pessoas são mais idealistas. Outras , mais práticas. Tem gente que prioriza o amor. Tem gente que prioriza a carreira. Tem gente que prioriza a maternidade/paternidade. Mas todos nós amamos , odiamos , nos irritamos, nos estressamos, sentimos medo , sentimos solidão, alegria. Todos nós reagimos de uma forma estressante diante de uma vida frustrante, com falta de afeto.

Todo agressivo e autoritário é no fundo um grande esfomeado de amor e compreensão. Quem não é amado nem compreendido, dificilmente poderá oferecer o que não tem, o que não conhece. Sim, o melhor a se fazer diante de alguém que quer brigar sem motivo é se calar. Não no sentido de afrontar. No sentido de cortar o fluxo das energias pesadas e negativas que só servem para estressar e entristecer as pessoas.

Independente do posicionamento religioso/espiritual de cada um, devemos evitar entrar em conflitos desnecessários , que nada agregam e que só roubam a nossa energia. Faz bem para a saúde física e mental deixar falando sozinho quem nada verdade só quer falar sem se preocupar em estabelecer uma comunicação verdadeira.

 

Sílvia Marques

Viciada em café, chocolate, vinho barato, filmes bizarros e pessoas profundas. Escritora compulsiva, atriz por vício, professora com alma de estudante. O mundo é o meu palco e minha sala de aula , meu laboratório maluco. Degusto novos conhecimentos e degluto vinhos que me deixam insuportavelmente lúcida. Apaixonada por artes em geral, filosofia , psicanálise e tudo que faz a pele da alma se rasgar. Doutora em Comunicação e Semiótica e autora de 7 livros. Entre eles estão "Como fazer uma tese?" ( Editora Avercamp) , "O cinema da paixão: Cultura espanhola nas telas" e "Sociologia da Educação" ( Editora LTC) indicado ao prêmio Jabuti 2013. Sou alguém que realmente odeia móveis fixos.

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

1 dia ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

1 dia ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

1 dia ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

1 dia ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

2 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

2 dias ago