Autores

Não critique nem inveje a borboleta, ela um dia também foi lagarta como você!

Será que vale a pena deixar de ser lagarta e virar borboleta?

Tenha a convicção de que escolher é perder, mas também ganhar. Existe uma dualidade na escolha e é preciso decidir com o pensamento nas consequências e possíveis desdobramentos.

Toda a metamorfose tem o seu preço, como sempre, há a liberdade de escolher entre a ação e a inércia, então, há apenas duas posturas a assumir: a dos realizadores, que acreditam em si e no próprio potencial, por isso, arriscam, e a dos que preferem murmurar e invejar a conquista alheia.

Os murmuradores possuem um forte receio em realizar algo e criticam as conquistas dos outros, pois não estão dispostos a pagar o preço. Por outro lado, aqueles que se arriscam em voos altos
costumam alcançar grandes conquistas e os próprios feitos e os feitos dos outros parecem comuns.

Para os que nada conquistam, que optam pela inércia, as realizações daqueles que conquistaram muito parecem duvidosas, surreais e impressionantes demais para serem verdadeiras.

Existe assim um abismo entre os que são capazes e os que apenas ficam a assistir.

Os realizadores admiram os que realizam, mas os que não realizam, e não buscam a realização, invejam os que lutam e conquistam.

A nossa liberdade depende de uma ambiguidade. Se não houvesse em nós essa natureza dupla, esse dualismo a duelar pela nossa atenção a todo o tempo, as escolhas seriam determinadas facilmente.
Não poderíamos escolher o que queremos ser, e teríamos o nosso destino pré-determinado.

Mas felizmente podemos escolher entre ir e não ir, entre tentar ou esperar, entre arriscar ou se acovardar.

Uma borboleta nada mais é que, uma lagarta que se esforçou muito para sair do casulo e abrir suas asas, uma lagarta que se submeteu ao processo da metamorfose para poder ganhar os céus, que renunciou o seu estado anterior para viver o novo.

Realizadores são como as borboletas, são pessoas que aguentam a dor da metamorfose.

Analogamente, questiono-me porque as lagartas que não querem ou não se esforçam para virar borboleta odeiam tanto as que abraçaram a metamorfose?

Será por preguiça, medo ou incapacidade?

Se transformar, e se submeter a metamorfose é provavelmente a melhor coisa QUE PODEMOS FAZER POR NÓS, em nossas vidas.

A borboleta só voa livremente depois de passar por um processo difícil, claustrofóbico e até doloroso. Mas, para voar, a borboleta precisou abrir mão de ser lagarta.

Penso que os nossos maiores erros não têm a ver com o medo da transformação, mas sim, com a paralisação, pois acabamos por aceitar as nossas vidas para não sofrer a suposta dor que deixar de ser lagarta poderá nos trazer.

LEIA MAIS: Brasileiro que quase foi expulso da escola quando criança, tem QI maior do que o Einstein

Pessoas inteligentes geralmente se movem – pesquise a história de vida dos grandes pensadores – Elas geralmente escolhem fazer alguma coisa porque se sentem motivadas a criar, querem sempre mais e mais.

Essa motivação por agir está ligada a diversos fatores, sendo um deles, a ansiedade, não a ansiedade que te consome e te martiriza, mas a ansiedade que te impulsiona a realizar mais e melhor, em menos tempo.

Essas pessoas que se utilizam da ansiedade de forma positiva estão sempre conquistando e buscando novos objetivos.

Por isso costumam não ter tempo para invejar quem quer que seja, e quando se deparam com uma situação alheia mais favorável do que a sua, apenas admiram, e bebem dessa experiência como inspiração.

Quando nos sentimos satisfeitos com as nossas conquistas e com a nossa própria vida, enxergamos tudo ao redor com olhos de felicidade e admiração. Nos tornamos borboletas livres e passeamos pela vida de maneira leve, deixando o mundo admirar nossas cores e nossa beleza.

Eu vejo pessoas que menosprezam a conquista dos outros pois se sentem incapazes de realizar os mesmos feitos, falta a esses, a capacidade e a coragem de ir em busca das próprias conquistas.

Assim, seguem odiando o fato de não conseguirem conquistar e acabam não chegando a lugar nenhum por medo de tentar e falhar.

Ao contrário, quem conquista a liberdade em todas as áreas da vida se sente feliz por ter tentado tanto, por ter fracassado tanto, e por fim, ter vencido!

A falta de motivação muitas vezes é o motivo para a falta de ação da lagarta.

A motivação deve ser intrínseca, ou seja, precisa fazer parte da essência de cada um. É necessário descobrir o seu nicho de atuação, os seus dons naturais e principalmente, é preciso que se tenha paixão pelo que faz.

Na falta disso, da motivação que vem de dentro, se faz necessário ter um estímulo externo, que venha do outro.

Se a sua vida e as pessoas que te rodeiam não te motivam, busque outros elementos e histórias de superação, pessoas que, como você, não se sentiam fortes o suficiente para se tornarem borboletas, e se arrastaram por longos anos como lagartas.

Mire-se no exemplo daqueles que erraram muitas vezes até que conseguiram acertar.

Se esforce, se dedique, estude, se apaixone pelo seu trabalho, pela sua família, pela sua vida!

Todo esse esforço é necessário para que as suas asas fiquem fortes o suficiente para aguentarem longos percursos, quando você sentir que é hora de sair do casulo e se jogar em voo livre.

Acredite em você e boa sorte!

*texto de Fabiano de Abreu – Doutor e Mestre em Psicologia da Saúde pela Université Libre des Sciences de l’Homme de Paris; Doutor e Mestre em Ciências da Saúde na área de Psicologia e Neurociência pela Emil Brunner World University;Mestre em psicanálise pelo Instituto e Faculdade Gaio,Unesco; Pós-Graduação em Neuropsicologia pela Cognos de Portugal;Três Pós-Graduações em neurociência,cognitiva, infantil, aprendizagem pela Faveni; Especialização em propriedade elétrica dos Neurônios em Harvard;Especialista em Nutrição Clínica pela TrainingHouse de Portugal.Neurocientista, Neuropsicólogo,Psicólogo,Psicanalista, Jornalista e Filósofo integrante da SPN – Sociedade Portuguesa de Neurociências – 814, da SBNEC – Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento – 6028488 e da FENS – Federation of European Neuroscience Societies-PT30079.
E-mail: deabreu.fabiano@gmail.com

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu Rodrigues é psicanalista clínico, jornalista, empresário, escritor, filósofo, poeta e personal branding luso-brasileiro. Proprietário da agência de comunicação e mídia social MF Press Global, é também um correspondente e colaborador de várias revistas, sites de notícias e jornais de grande repercussão nacional e internacional. Atualmente detém o prêmio do jornalista que mais criou personagens na história da imprensa brasileira e internacional, reconhecido por grandes nomes do jornalismo em diversos países. Como filósofo criou um novo conceito que chamou de poemas-filosóficos para escolas do governo de Minas Gerais no Brasil. Lançou o livro ‘Viver Pode Não Ser Tão Ruim’ no Brasil, Angola, Espanha e Portugal.

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

3 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

3 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

3 dias ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

3 dias ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

4 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

4 dias ago