Mulher de 103 anos diz que ‘coragem e fé’ vencem o coronavírus

Resiliência Humana
mulher-de-103-anos-diz-que-coragem-e-fe-vencem-o-coronavirus

Mulher de 103 anos diz que ‘coragem e fé’ vencem o coronavírus

Sim! A vida exige de nós muita coragem e fé, e essa senhora de 103 anos é a prova disso. Nesta foto tirada em 6 de abril de 2020, a idosa Ada Zanusso, aparece calma e tranquila, comendo um bolinho, na casa dos idosos “Maria Grazia” em Lessona, norte da Itália, depois de se recuperar da infecção pelo Covid-19.

idosa-comendo-bolinho,venceu-convid-19-com-coragem-e-fe(Foto:Residenza Maria Grazia Lessona via AP Photo).

O novo coronavírus levou muita gente embora e deixou muitas famílias em sofriemento. A Organização Mundial da Saúde diz que a maioria dos que estão morrendo da doença COVID-19 tem mais de 60 anos.

Mas tente dizer isso a Ada Zanusso, da Itália. Ela tem 103 anos. Viveu a pandemia de 1918 que matou 50 milhões de pessoas em todo o mundo. Agora, sobreviveu ao COVID-19.

“Estou bem, estou bem”, disse Zanusso a repórteres da Associated Press.

Ela conversou com os repórteres sobre o vídeo de uma casa para idosos na cidade de Lessona, no norte da Itália. “Eu assisto TV, leio os jornais”, acrescentou.

Quando perguntada sobre sua luta contra o COVID-19, Zanusso simplesmente disse:

“Eu tive febre”.

COVID-19 pode causar efeitos menores ou moderados. A maioria dos infectados se recupera. Mas aqueles com problemas de saúde existentes e idosos como Zanusso correm maior risco de doenças mais graves ou até de morte.

Carla Furno Marchese é médica da família de Zanusso há 35 anos. Ela disse que Zanusso ficou doente por uma semana.

“Nós a hidratamos porque ela não estava comendo, e então pensamos que ela não iria conseguir, porque estava sempre sonolenta e não reagindo”, disse Furno Marchese.

“Um dia ela abriu os olhos novamente e voltou a fazer o que costumava fazer antes”, acrescentou o médico.

Perguntada o que a ajudou a superar a doença, ela respondeu: ” Coragem e força, fé “, disse Zanusso.

E isso ela tem de sobra!

Zanusso cresceu em Treviso. Ela trabalhou lá por muitos anos na indústria de confecção de roupas. Ela teve quatro filhos – três dos quais estão vivendo. Ela tem quatro netos e três bisnetos. Ela fará 104 anos em 16 de agosto.

Sob a ordem de bloqueio da Itália para impedir a propagação do coronavírus, os visitantes não podem entrar em lares de idosos, onde vivem muitos idosos.

O médico de Zanusso perguntou a ela o que ela gostaria de fazer quando “eles abrirem as portas” novamente.

“Eu gostaria de dar um passeio adorável”, respondeu ela. Ela acrescentou que espera ver seus três bisnetos jogarem juntos novamente.

*Artigo escrito a partir da reportagem da Associated Press. Ashley Thompson foi a editora. Com informações de Learning English.

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS






COMENTÁRIOS




Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia