Milagres acontecem quando você coloca mais energia em seus sonhos do que em seus medos

Resiliência Humana

” Cada centímetro cúbico de espaço é um milagre ” , disse Walt Whitman, mas geralmente não percebemos isso. Envolvidos em nossas preocupações e nas tarefas pendentes, arrastando nossa dose de estresse diário; É difícil prestar atenção a todos os detalhes maravilhosos que acontecem ao nosso redor.

Se somarmos a isso o medo – o medo do fracasso, de estar errado, a não ser bom o suficiente, que rejeitamos, eles não nos entendem – não é difícil perceber que estamos a perder a nossa energia inutilmente fora do oportunidades que passam ao nosso lado e, o que é pior, arruinam nossas vidas.

Quantas oportunidades você perdeu por medo?

Eles dizem que em uma terra muito distante na guerra, havia um rei que causou medo. Quando ele fez prisioneiros, ele não os matou, mas os levou para uma sala onde havia um grupo de arqueiros de um lado e um imenso portão de ferro do outro, no qual havia figuras pintadas de crânios cobertos de sangue. Naquela sala, o rei os fez formar um círculo e disse-lhes:

– Você pode escolher entre morrer atravessado pelas flechas dos meus arqueiros ou passar por aquela porta misteriosa.

Todos escolheram morrer nas mãos dos arqueiros. No final da guerra, um soldado que serviu o rei por um longo tempo dirigiu-se ao soberano e disse:

– Senhor, posso fazer uma pergunta?

– Diga-me soldado – o rei respondeu.

– O que havia atrás da porta horrorosa?

– Abra e olhe para si mesmo – o rei o encorajou.

O soldado abriu cautelosamente a porta e, ao fazê-lo, a luz do sol entrou e limpou o ar. Ele descobriu com surpresa que a porta se abria para um caminho que levava à liberdade.

O rei simplesmente explicou:

– Eu dei a eles o poder de escolher, mas preferiram morrer em vez de correr o risco de abrir essa porta.

Como você gerencia seu banco de energia psicológica?

Todos nós temos um “banco de energia”, que a energia psicológica não é ilimitada. Você não pode tirar toda a energia que você precisa para destiná-lo aos seus medos, inseguranças e preocupações, esperando ter ainda mais energia para realizar seus projetos, sonhos e ilusões.

Alocar grande parte de sua energia psicológica para alimentar medos, ansiedades e incertezas é o equivalente a jogar dinheiro pela janela. Pelo contrário, investir essa energia em seus sonhos e nas coisas que realmente fazem você feliz ajudará você a construir um futuro mais satisfatório. Se tudo é tão simples, por que ainda desperdiçamos nossa energia inutilmente?

O problema é que continuamos a pensar na energia psicológica como um recurso ilimitado. Não estamos plenamente conscientes da importância de re-canalizar essa energia de forma eficiente. No entanto, foi demonstrado que o autocontrole, por exemplo, é exaurido pela força. Essa é a razão pela qual, quando chegamos em casa à noite, depois de um longo dia exercitando o autocontrole, nos sentimos irritados e irritados com qualquer coisa que, em outras circunstâncias, teríamos ignorado. Essa é também a razão pela qual, depois de ter seguido uma dieta rigorosa, caímos num período de compulsão compulsiva.

Quando você finalmente entender que a energia psicológica não é um recurso infinito, mas deve ser usada com sabedoria, você pode começar a pensar em como distribuí-la para que você possa se sentir melhor e alcançar seus sonhos.

O medo bloqueia sua energia psicológica

O medo é uma emoção que pode paralisar, bloquear toda a energia psicológica e impedir que você a use para atingir seus objetivos. Infelizmente, muitas pessoas passam suas vidas sendo vítimas do medo. O medo do desconhecido e o abandono da zona de conforto que eles construíram os impede de explorar novos horizontes, precisamente os horizontes onde estão seus sonhos.

Se você tem grandes sonhos, mas por algum motivo você se sente preso, é provavelmente porque você está dedicando muita energia para alimentar seus medos, inseguranças e incertezas. Em vez disso, você deve entender que, para alcançar qualquer sonho que seja realmente importante, devemos estar dispostos a assumir um certo grau de risco.

Uma boa estratégia para redirecionar essa energia psicológica é projetar-se no futuro, desenhando passo a passo os objetivos que você deseja atingir, em vez de ficar preso alimentando diferentes tipos de pensamentos negativos .

Cada vez que esses pensamentos vêm, entenda que é o medo que está falando e não permita que você roube essa energia valiosa. Então acontecerá o milagre que você tanto esperava, aquele milagre que muitas vezes está ao alcance da mão, mas que não se concretiza porque lhe faltou a coragem de abraçá-lo.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

COMENTÁRIOS