Conhecimento

Meu parceiro não “me ajuda” em casa: ambos colaboramos

“Meu parceiro me ajuda nas tarefas de casa”. Para o nosso desespero, todos nós continuamos a ouvir esta frase, esta expressão enferrujada onde está implícita uma categorização de gênero que é necessário reformular. Em uma casa ninguém deveria ajudar ninguém, porque o que existe é uma responsabilidade comum, um trabalho em equipe.

Na nossa sociedade, apesar de todos os avanços, da mudança de mentalidade e de cada pequena conquista alcançada em matéria de igualdade de gênero, as pessoas continuam a perceber as raízes do modelo patriarcal. É uma sombra encoberta ainda em muitas mentes ou na inércia de uma língua, onde continua presente a ideia de que o homem fornece os recursos e a mulher administra a casa e os filhos.

“Homens e mulheres devem se sentir livres para serem fortes. É hora de vermos os gêneros como um conjunto, não como um jogo de pólos opostos. Temos que parar de desafiar uns aos outros”.

Nos dias de hoje, pensar que a responsabilidade das tarefas do lar e da criação dos filhos é responsabilidade exclusiva da mulher é algo caduco, um vestígio de um passado que já não existe – ou que pelo menos não deveria. No entanto, também não devemos defender a todo custo uma distribuição justa de 50/50.

Temos que levar em conta que cada casal é um mundo, cada casa tem suas dinâmicas e são seus próprios membros que estabelecem a distribuição e as responsabilidades com base na disponibilidade. Fatores como o trabalho determinam, sem dúvida, tais acordos que devem ser geridos de forma igualitária, cúmplice e respeitosa.

Os tempos mudaram (pelo menos um pouco)

Os tempos mudaram, agora somos outros, somos novos, mais corajosos e com muito mais tempo que os nossos avós. Pelo menos queremos acreditar que sim e lutamos por isso. No entanto, ainda restam grandes pontes suspensas para cruzar. Questões como a disparidade salarial ou a igualdade de oportunidades são fatores que ainda carregam o estigma do gênero. São lutas complexas que a mulher continua a enfrentar.

No entanto, no que se refere à responsabilidade de uma casa, as tarefas do lar e o cuidado dos filhos, ainda espera-se um avanço em termos de igualdade. É claro que cada pessoa terá a sua experiência pessoal, e que em cada país, cada cidade e em cada casa são vividas realidades particulares que condicionam a nossa visão sobre o tema.

De fato, a agência Reuters publicou há alguns anos um estudo interessante que começava com um título marcante: ter um parceiro significa 7 horas a mais de trabalho para a mulher por semana. Com esta frase, é evidente que a desigualdade nas tarefas domésticas continua a existir. No entanto, já estamos longe dos dados obtidos em 1976, onde a diferença era de 26 horas semanais.

Enquanto a mulher assumia totalmente seu papel de dona de casa há algumas décadas, na atualidade, seu papel cruzou a linha do âmbito privado para alcançar as esferas públicas antes ocupadas exclusivamente pelo homem. No entanto, compartilhar os mesmos espaços nem sempre implica igualdade de oportunidades nem equidade em relação a direitos.

  • Às vezes, muitas mulheres assumem a responsabilidade de ambas esferas. Além do seu trabalho profissional, elas também têm toda a responsabilidade de um lar e da criação dos filhos.
  • Embora seja verdade que em termos de tarefas domésticas o papel do homem em muitos casos é pleno e igualitário, não ocorre o mesmo no que se refere ao cuidado de pessoas dependentes. Nos dias de hoje, no cuidado de idosos ou filhos com deficiência, a responsabilidade recai quase que exclusivamente na mulher.

As tarefas em uma casa e os acordos cotidianos

As tarefas domésticas não são patrimônio de ninguém, na verdade são totalmente intercambiáveis. Passar a ferro não é coisa da mãe, nem consertar a pia é tarefa do pai. Manter uma casa, seja na parte financeira ou na parte doméstica de cuidado e manutenção, é coisa de quem vive sob este teto, seja do sexo que for.

O mais curioso de tudo isso é que atualmente continuamos ouvindo a frase “meu marido me ajuda em casa” ou “eu ajudo a minha namorada a lavar a louça”. Talvez, como dissemos, seja simples inércia e não exista na realidade este duro sistema patriarcal integrado nas nossas mentes onde todas as tarefas estão divididas por sexo, tudo é dividido entre rosa e azul.

Os acordos cotidianos e a distribuição equilibrada trazem harmonia a esta rotina doméstica onde é tão fácil cair na repreensão. Naquele “é que você não faz nada” ou “é que quando eu chego estou muito cansado/a”. Os acordos não devem ser feitos pela simples equidade ou pelos papéis de gênero, mas pela lógica e bom senso.

Se meu parceiro trabalha o dia inteiro e eu estou desempregado/a ou escolhi livremente ficar em casa para criar meus filhos, não posso exigir que ele faça o jantar e estenda a roupa. Da mesma forma, o cuidado de um filho também não é tarefa de um só. A mãe não é obrigada a ser uma “supermãe”. Um filho é responsabilidade de quem escolheu tê-lo, e além disso, temos que servir de modelo para eles, demonstrando-lhe através do exemplo que a cozinha não é feudo de ninguém. Que fazer a cama, guardar os brinquedos, cuidar do cachorro e cuidar de uma casa não é ajudar a mãe ou o pai, é responsabilidade de todos.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

3 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

3 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

3 dias ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

3 dias ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

4 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

4 dias ago