A Meta, empresa responsável pelo Facebook, Instagram e WhatsApp, acaba de anunciar uma nova política que está gerando polêmica: a partir desta semana, os dados públicos dos usuários dessas plataformas poderão ser usados para treinar os modelos de Inteligência Artificial da companhia.
Então, se você se preocupa com sua privacidade e quer manter suas informações privadas, saiba que é possível se opor.
Portanto, neste artigo, explicaremos como funciona essa nova prática da Meta e o passo a passo para recusar o uso dos seus dados.
Desde o dia 28 de maio de 2025, a Meta começou oficialmente a utilizar interações públicas de usuários maiores de 18 anos — como publicações, fotos, comentários e até perguntas feitas a ferramentas de IA — para treinar a Meta AI, a nova assistente baseada em inteligência artificial generativa da empresa.
A coleta é baseada em um fundamento legal chamado “interesse legítimo”, permitido pelo Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) na União Europeia. Ou seja: a Meta entende que pode usar os dados públicos disponíveis sem pedir consentimento direto — a menos que o usuário se manifeste contra.
A Meta pode usar:
Caso você não queira que suas informações sejam usadas pela Meta, é possível exercer o seu direito de oposição. Veja como fazer isso:
Passo a passo:
Você também pode acessar diretamente o link oficial da Meta para exercer esse direito, disponível na central de ajuda de cada plataforma.
Mas atenção: há exceções
Mesmo que você se oponha, a Meta ainda poderá usar dados públicos compartilhados por outras pessoas que contenham suas informações. Por exemplo, se um amigo postar uma foto pública em que você aparece, essa imagem ainda pode ser usada para treinar a IA — mesmo com sua recusa.
Com a corrida global pelo desenvolvimento de IAs cada vez mais poderosas, empresas como a Meta estão buscando formas de alimentar seus sistemas com grandes volumes de dados reais.
Para muitos usuários, isso levanta preocupações com privacidade, uso indevido de imagem e controle sobre informações pessoais.
Ao entender como suas informações são utilizadas e exercer seus direitos, você garante maior controle sobre sua presença digital e sobre como grandes corporações lidam com seus dados.
Se você é usuário do Facebook ou Instagram e valoriza sua privacidade, esse é o momento de agir. A Meta já começou a coletar dados e, mesmo com regras legais, só quem se manifesta explicitamente consegue escapar desse uso automatizado.
Imagem de Capa: Canva
No mundo atual, com o avanço da tecnologia, se tornou muito mais fácil conhecer pessoas…
O início de 2026 está bem próximo e com isso, nas redes sociais, já começam…
Finalmente, mais um ciclo kármico está prestes a chegar ao fim e a vida de…
Recentemente, viralizou nas redes sociais, uma suposta carta psicografada atribuída a Allana Moraes, namorada do…
Recentemente, nas redes sociais, o apresentador Luciano Huck virou alvo de críticas nas redes sociais.…
Ter uma herança bilionária é o sonho de muita gente. Para Marlene Engelhorn, no entanto,…