Mensagem por Whatsapp não é suficiente para verdadeiros amigos

Resiliência Humana

Mensagem por Whatsapp não é suficiente para verdadeiros amigos

Por Elizaveta Galitckaia

O que você diria se, em uma situação difícil, seus amigos apenas enviassem uma breve mensagem e não falassem mais nada?

O Whatsapp se tornou o canal de comunicação global, que costumamos usar para nos comunicar com outras pessoas. Ele mudou o telefone, as mensagens de texto e o e-mail e está posicionado em primeiro lugar nas comunicações interpessoais.

No entanto, é suficiente para verdadeiros amigos?

Vou lhe contar uma experiência recente.

Em um grupo de amigos do WhatsApp, um deles informou ao resto que a mãe de um dos membros havia acabado de morrer. Em um instante, o grupo ficou cheio de mensagens com corações e palavras de apoio da “Coragem. Um abraço “ou” Meus pêsames”.

Por um lado, essa resposta rápida me fez pensar no imediatismo com que fomos atender o amigo em um momento tão difícil. Era uma maneira de dizer a ela que estávamos com ela. Ou seja, no final, amizade: é estar ao lado do amigo em momentos difíceis.

Mas, depois de alguns minutos, depois dessa fervura, o grupo ficou em silêncio, e me perguntei se seria suficiente para essa amiga que chorou a perda de sua mãe ter recebido algumas linhas de texto e nada mais.

Não é necessário ter muita empatia para se colocar no lugar do outro nesse caso.

Como me sentiria se, com a morte de minha mãe, meus amigos apenas mandassem “meus sentimentos” a perda com uma mensagem no whatsapp?

O caso me levou a pensar que o Whatsapp é para assuntos urgentes.

É uma mensagem instantânea e nos ajuda a nos comunicar rapidamente. É a primeira palavra a estar presente o mais rápido possível.

Mas há questões que não podem ser resolvidas com uma mensagem apenas, não é o suficiente.

A amizade é uma delas.

Então fiquei pensando e mostro algumas das minhas conclusões, porque elas me ajudaram a melhorar o uso do whatsapp a partir de agora:

Não deixe o whatsapp ser a desculpa da sua preguiça

Depois de enviar uma mensagem sobre um tópico importante, pense se isso foi suficiente. Você não deveria ligar para essa pessoa e falar com ela, ouvir sua voz, deixá-la expressar seus sentimentos, compartilhar a situação com ela?

Examine se a preguiça leva a “resolver” questões importantes com um whatsapp que acalma sua consciência, mas não é o suficiente.

Você pode oferecer muito mais àquela pessoa com quem você se comunicou e que você intui (e sabe) que continua com essa dor ou essa preocupação.

O Whatsapp é útil para assuntos urgentes, mas não importantes

É lógico que, se você foi solicitado um sim ou não, basta um whatsapp. Mas a maioria dos nossos relacionamentos interpessoais tem muitos outros aspectos. A amizade é um diamante com múltiplas facetas e você deve cuidar dele em sua totalidade.

Além de uma mensagem rápida, questões importantes devem ser tratadas com uma conversa. Ser amigo é estar interessado nas coisas dos outros e fazer com que os outros percebam essa disposição.

“Aqui você me tem para o que precisa”, dizemos. E o que o amigo precisa é poder conversar. Caso contrário, chegará o dia em que Siri (ou qualquer assistente de voz) responderá automaticamente a uma mensagem de simpatia quando receber uma mensagem de texto ou áudio dizendo que alguém morreu.

A máquina terá nos substituído.

É por isso que devemos dar o próximo passo para o qual nenhuma máquina estará preparada.

Não deixe o whatsapp ser o máximo que você dá de si mesmo

Não confie no whatsapp com a tarefa de manter amizade com as pessoas que você ama.

Visite seus amigos, organize reuniões (mesmo que sejam breves quanto a um café), ligue para eles no telefone e converse com eles.

Faça uma vídeo chamada. Deixe-os ver seu rosto e você vê o deles.

Um verdadeiro amigo sente falta de compartilhar a vida conosco

É por isso que os anos podem passar e, quando falamos novamente, é como se tivéssemos nos conhecido ontem.

Mas isso é alcançado quando anteriormente existe um “eu interior” compartilhado e um “nós” foi criado.

Para que isso aconteça, as mensagens do whatsapp não são suficientes e você sabe disso.

Não deixe seu whatsapp ser o amigo do seu amigo.

Passe mais tempo com seus amigos antes que você não possa mais fazê-lo.

Os anos passam e a vida é complicada para todos nós. Trabalho, família, mudança de cidade … pode dificultar o contato com amigos e é verdade que, nesse aspecto, o whatsapp nos permite manter a comunicação. Mas esforce-se para cultivar a amizade com gestos reais, com proximidade e com consciência dos outros.

Avalie suas mensagens do whatsapp pela empatia que elas mostram

Eu me coloquei na situação dele e sei que esta pequena mensagem não será suficiente ou o que meu amigo realmente precisa é me ver ali perto dele, sem precisar falar, mas sabendo que ele me tem ao seu lado!

Ao mesmo tempo, isso lhe trará muita paz quando você não puder estar fisicamente perto do amigo, mas você sabe que o whatsapp é o máximo que você pode fazer naquele momento.

Quando alguém age com amor, poderá ficar calmo, a amizade continuará a crescer, apesar das distâncias e do tempo.

*Via Aleteia. Tradução e adaptação REDAÇÃO Resiliência Humana.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS







COMENTÁRIOS




Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia