Autores

Maturidade é usar o silêncio quando o outro espera que você grite

Seremos testados, em vários momentos, por pessoas destemperadas, seja em relacionamentos, no serviço, em casa, na escola, seja na vida. Muitos criam tempestades e, em vez de tentarem sair delas, desejam trazer para debaixo de seus raios e trovões quem estiver por perto

Enquanto vivermos, estaremos sujeitos a sermos contrariados por pessoas, por acontecimentos, imprevistos, pela vida. É assim e sempre será, desde que nascemos, até nosso último suspiro. Somos várias pessoas nos encontrando e nos desencontrando em ambientes variados, cada uma com seus pensamentos, objetivos e visões sobre o mundo. Inevitável, portanto, trombarmos com quem em nada concordará conosco, ou até mesmo com quem adore azucrinar a paciência alheia.

Infelizmente, existe muita gente cuidando da vida do outro. Seremos questionados sobre o porquê de não namorarmos, de ainda não termos nos casado, de não termos filhos ou de termos determinada quantidade dos mesmos, sobre o porquê do porquê do porquê, e, pior, por pessoas que mal nos conhecem. Ou seja, muitos nem interesse sincero terão por nossas vidas, estarão apenas curiosos mesmo.´

Da mesma forma, muitas pessoas farão observações desagradáveis e incômodas sobre nós, deixando-nos desconfortáveis. Haverá quem dirá que engordamos, que envelhecemos; haverá quem nos censurará e nos julgará pelo modo de vida que escolhermos; haverá quem nos repreenderá por alguma atitude que tomarmos. Incrivelmente, mesmo que nosso comportamento não lhes afete de maneira alguma.

Seremos testados, em vários momentos, por pessoas destemperadas, seja em relacionamentos, no serviço, em casa, na escola, seja na vida. Muitos criam tempestades e, em vez de tentarem sair delas, desejam trazer para debaixo de seus raios e trovões quem estiver por perto. Não se percebem, jamais se responsabilizam pelo que eles próprios provocaram, culpando o mundo, vitimizando-se e espalhando discórdia por onde estiverem.

Caberá a nós manter o controle, o equilíbrio, para que não nos permitamos adentrar a doença do outro, para que não nos molhemos sob tempestades que não são nossas. Teremos que tentar ajudar quem estiver pronto a ouvir, porém, o silêncio será sempre a melhor resposta a quem espera e aguarda pelo nosso destempero, pois assim é que neutralizamos todo o mal que nos rodeia. Isso é maturidade e autopreservação. É sobrevivência.

Prof. Marcel Camargo

Graduado em Letras e Mestre em "História, Filosofia e Educação" pela Unicamp/SP, atua como Supervisor de Ensino e como Professor Universitário e de Educação Básica. É apaixonado por leituras, filmes, músicas, chocolate e pela família.

Recent Posts

5 Roupas que estão fora de moda em 2026 (a última ainda divide opiniões)

A moda está em constante movimento, sempre se reinventando ou voltando para estéticas esquecidas. Mas…

15 horas ago

99% das pessoas erram essa conta básica — você faz parte do 1%?

Quando você bate o olho nessa conta básica, logo pensa: “quem que não consegue resolver…

15 horas ago

32 mil bots de IA criaram a própria rede social — e o que aconteceu depois chamou atenção de pesquisadores

Recentemente, um novo experimento envolvendo uma inteligência artificial ultrapassou uma fronteira simbólica importante. Em uma…

15 horas ago

Estudo revela quanto tempo os homens duram na cama — e os números surpreendem

Uma das dúvidas mais comuns entre homens de diferentes idades envolve desempenho íntimo: quanto tempo…

15 horas ago

Esses 8 alimentos são capazes de dificultar o avanço do câncer — Descubra como eles fazem isso

Se a alimentação tivesse um papel defensivo no organismo, alguns alimentos certamente estariam na linha…

15 horas ago

5 Sinais de que você pode estar prestes a viver uma grande mudança na sua vida

A maioria das transformações poderosas não chegam com um aviso. Em muitos casos, a mudança…

5 dias ago