Autores

Mais vale ser ridículo e feliz do que ser frustrado

Que pensem, que te rotulem, que te achem ridículo, sem noção, que se afastem de você: o importante é ser feliz.

A gente deixa muito de fazer, de ser e de viver o que queremos, por conta de ficar pensando nos outros e, pior, por conta de pessoas que não sabem nem nosso sobrenome ou nossa idade.

Reprimimos, dentro da gente, desejos, vontades, palavras, sentimentos, que vão se acumulando onde nem tem espaço, até se transformarem em doenças, em tristeza sem fim, em frustração eterna.

Não poderemos viver apenas de acordo com o que quisermos, sem pensar em ninguém mais, uma vez que convivemos com outras pessoas que podem ser alcançadas por nós.

No entanto, teremos que agir conforme o ritmo de nosso coração, sem ferir ninguém, ou viveremos feito fantoches nas mãos alheias.

Na maioria das vezes, a gente deverá vir em primeiro lugar, para que sejamos autênticos e seguros o suficiente para amar e ir ao encontro de almas afins.

Em alguns momentos, a gente terá que se esquecer do que quer, pois o outro estará precisando de nossa ajuda, de nosso olhar, de nosso afeto.

Abrimos mão de algumas coisas pelas pessoas que nos amam e torcem por nós, mas não a ponto de entregar nossa dignidade ao outro.

Muitas vezes, manter o que é nosso e não ceder será preciso, para que não nos afundemos em relacionamentos tóxicos, abusivos, castradores.

E mais, quem quiser viver sem ser julgado por ninguém terá que morar em uma caverna, numa ilha isolada, ou se fechar em casa para sempre, porque sempre haverá alguém apontando dedos, censurando, maldizendo, criticando o que fizermos ou dissermos.

Muitas pessoas, em vez de viver a própria vida, vivem a vida dos outros, acompanhando as pessoas feito novela, de tanto que devem se achar pequenas e desinteressantes.

Está com vontade de comer um lanche às nove horas da manhã? Coma. Quer usar aquela roupa fora de moda? Use. Quer enviar mensagem de bom dia com desenho de beija-flor? Envia.

Quer ouvir música brega? Quer dançar sozinho na pista? Quer raspar o cabelo? Faça o que tiver vontade. Viva o que estiver dentro de você, de forma autêntica, limpa e tranquila. Ninguém tem nada que se intrometer naquilo que não lhe diz respeito.

Um dos maiores favores que faremos a nós mesmos é abolir de nossa vida a frase: “mas o que vão pensar?” Que pensem, que te rotulem, que te achem ridículo, sem noção, que se afastem de você: o importante é ser feliz. E ser feliz não combina com frustração, de jeito nenhum.

Prof. Marcel Camargo

Graduado em Letras e Mestre em "História, Filosofia e Educação" pela Unicamp/SP, atua como Supervisor de Ensino e como Professor Universitário e de Educação Básica. É apaixonado por leituras, filmes, músicas, chocolate e pela família.

Recent Posts

Quase ninguém aguenta essa fase do amor — mas é ela que decide tudo

Todo relacionamento é composto por fases. Algumas pessoas chamam de ciclos, outras de fases emocionais.…

4 dias ago

10 Frases que fazem qualquer homem temer te perder (sem drama e sem joguinhos)

Muitas mulheres acreditam que um homem tem medo de perder. Mas, na prática, o que…

4 dias ago

A posição em que você dorme revela segredos que nem você imaginava

Você já reparou em qual posição costuma acordar na maioria dos dias? Esse detalhe esquecido…

4 dias ago

Mantenha seu relacionamento vivo com a regra 2-2-2

Quando já estamos anos com a mesma pessoa, é desafiador manter a chama do amor…

6 dias ago

Seu celular em perigo: O golpe do QR Code que pode invadir tudo em segundos

Você já recebeu um presente inesperado em casa? Aquele pacote misterioso, com seu nome e…

6 dias ago

Sonhar com dentes caindo não é por acaso: Entenda o recado do seu subconsciente

Sonhar que os dentes estão caindo é uma experiência tão comum quanto perturbadora. Muitas pessoas…

6 dias ago