Mãe tóxica: O que acontece quando decidimos nos afastar?

Às vezes, o relacionamento com os pais cria sofrimento; Além disso, há pais ou mães que não estão bem psicologicamente, fato que pode ter efeitos prejudiciais para os filhos.

Hoje vamos falar sobre 5 dos efeitos (ou consequências) de se separar de uma mãe tóxica.

Os relacionamentos pais-filhos nem sempre são o que se espera ou imagina, ou mesmo como a sociedade “nos diz” que são.

Não existem vidas perfeitas ou idílicas, embora às vezes seja difícil para nós supor que sim.

Às vezes, um dos pais mostra uma série de comportamentos que nos causam sofrimento e danos e às vezes os filhos tomam decisões tão difíceis quanto se afastar do pai ou mãe em questão.

Hoje vamos falar sobre os efeitos da separação de uma mãe ou pai tóxicos.

Como essa decisão pode nos afetar emocionalmente?

Quais são os efeitos de se separar de uma mãe com quem temos um relacionamento tóxico ou que exibe uma série de comportamentos que são prejudiciais à nossa autonomia e bem-estar?

Vamos conhecer alguns deles.

Efeitos da separação de uma mãe tóxica

Quais são os efeitos da separação de uma mãe tóxica? São todos negativos ou também positivos? Entre eles, encontraremos alguns dos descritos por testemunhos reais que viveram esta situação.

Vamos nos concentrar, acima de tudo, no que podemos sentir emocionalmente (e socialmente) quando tomamos uma decisão tão difícil como esta.

Isolamento e mal-entendido

Separar-se de uma mãe tóxica pode envolver, a princípio, uma sensação de isolamento e mal-entendido. Isso porque, social e culturalmente, “não é bem visto” se distanciar ou se separar da pessoa que lhe deu a vida.

É por isso que um dos primeiros efeitos desta nova situação pode ser este.

Felizmente, no entanto, isso pode ser trabalhado e os sentimentos mudarão com o tempo.

Acima de tudo, não hesite: peça ajuda profissional se achar que precisa.

Culpa e vergonha

Outra consequência imediata da separação de uma mãe tóxica é o surgimento de sentimentos de culpa e vergonha.

Isso, até certo ponto, é “normal”, embora não devesse ser.

Como no ponto anterior, são sentimentos que surgem por ter rejeitado sua própria mãe, por qualquer motivo (os seus motivos).

A culpa aparece porque você sente que pode não ter agido bem e assusta o seu arrependimento.

No caso da vergonha, é uma vergonha vivida talvez a nível “social”, pelo que dizem ou pensam (infelizmente, somos muito influenciados por “o que eles vão dizer” a nível social.

Libertação

Felizmente, nem todos os efeitos da separação de uma mãe tóxica são negativos. Pois tomamos as decisões que tomamos porque pensamos que elas nos farão bem (mesmo a longo prazo).

Assim, a libertação é outro dos sentimentos que podem surgir em decorrência dessa decisão.

Você se livra das consequências negativas de manter o relacionamento tóxico com sua mãe, do sofrimento, da angústia … ou seja, de todo aspecto negativo que aquele relacionamento gerou em você.

No entanto, deve-se dizer aqui que a libertação geralmente aparece depois de trabalhar muito para aceitar essa nova situação (porque é uma realidade muito complexa e dolorosa).

Observe, neste ponto, que os efeitos positivos da separação de uma mãe tóxica vão além da libertação e que também podem significar paz de espírito e uma cessação definitiva do sofrimento por essa causa.

Sentimentos de ambivalência

Separar-se de uma mãe tóxica é uma decisão difícil; portanto, uma vez tomado, o normal é que sentimentos ambivalentes apareçam em você.

Por um lado, você se sente liberado, calmo, em paz … e por outro, tem medo de ter cometido um erro e ficar sozinho ou de ter perdido alguém importante.

Têm dúvidas.

É normal que esse tipo de sentimento apareça. Além disso, essa etapa também faz parte do processo de luto.

Incerteza

Um sentimento de incerteza também surge como resultado de uma decisão tão complicada como mudar-se ou romper com sua própria mãe.

A incerteza é aquele sentimento de falta de certeza sobre algo, aquela preocupação que surge por não sabermos o que vai acontecer.

Diante de um futuro incerto, é normal que surjam esses tipos de sentimentos; Para trabalhar nisso, será essencial focar no momento presente.

“A incerteza é uma margarida cujas pétalas nunca acabam de desfolhar”. -Mario Vargas Llosa

Reflexão

Descrevemos apenas alguns dos efeitos da separação de uma mãe tóxica. Porém, cada realidade é única e nem todas as pessoas seguem o mesmo processo.

O que fica claro é que uma decisão deste tipo abalará a nossa vida em todos os sentidos e é lógico que apareçam intensos sentimentos de culpa, remorso, melancolia, tristeza …

Felizmente, sentimentos positivos e libertadores também aparecem, principalmente se lidarmos com essa situação indo a um profissional e iniciando um processo terapêutico.

Além disso, porque, afinal, acabamos com uma situação que nos causava sofrimento e assumimos o controle de nossas vidas de uma vez por todas.

O que quer que você decida, reflita e pense que não há decisão irrevogável.

Além disso, você também pode se distanciar da sua mãe por um tempo e retomar o contato mais tarde, quando as coisas tiverem se acalmado, ou, diretamente, iniciar um processo terapêutico familiar com ela.

Estamos construindo o caminho da nossa vida e tomamos decisões com base no que acreditamos que nos fará bem.

O importante é focar no bem-estar, não devemos nos forçar a estar ao lado de alguém que nos faz mal, principalmente se esse alguém for a nossa mãe ou o nosso pai, por isso, para vencer a culpa é preciso se conscientizar sobre o que foi dito: “Honrar pai e mãe”. Foi dito que devemos HONRAR e não, “Amar pai e mãe”.

Por tanto, honre seus pais, e se preciso for, honre mesmo à distância. Agradeça de longe a vida que te deram, e não force a barra para amar quem te maltratou ou quem te fez sofrer, apenas aprenda a honrar quem te deu a oportunidade de viver.

* DA REDAÇÃO RH. Com informações LMM.. *Foto de Isaac Quesada no Unsplash

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.