Jundiaí recicla 100% dos resíduos da construção civil e reaproveita em obras públicas
Por Leonardo Borges
Todos os anos o Brasil descarta 100 milhões de toneladas de resíduos da construção civil. Empilhado, todos estes resíduos formariam 7 mil prédios de dez andares.
No entanto, quando o assunto é reciclagem, o Brasil ainda tem muito o que melhorar: apenas 21% de todos os resíduos produzidos no país é reciclado e reaproveitado, de acordo com a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon).
Apesar da média nacional, há municípios que já atingiram índices de reciclagem bastante altos. Um caso de sucesso é a cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo, que desde 2013 recicla 100% do resíduo produzido em obras feitas na cidade – cerca de 20 mil toneladas por mês.
O segredo para que isto aconteça é tecnologia. O programa de gestão de resíduos acompanha – por georreferenciamento – os resíduos desde a sua geração até a reciclagem, que é feita no Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol) do município.
Mas como funciona? O gerador do resíduo, a medida que tem necessidade, vai ao transportador e faz a solicitação. Isso gera um número personalizado. A partir deste número, sabe-se quem é o gerador e onde a caçamba está situada geograficamente. No momento em que está cheia, os resíduos são levados ao Geresol e é dada a baixa no processo. Neste momento, o gerador recebe uma mensagem por e-mail fechando o ciclo.
As empresas autorizadas a fazer o transporte de entulho de construção são cadastradas na prefeitura, monitoradas por GPS e identificadas com selos, o que permite esse acompanhamento e facilita as ações de fiscalização.
No Geresol, o material passa por uma triagem que verifica se há materiais misturados, como madeira, PVC, plástico, entre outros. O que é aproveitado, vai para a britadeira, onde vira diferentes tipos de materiais.
Imagem: Prefeitura de Jundiaí
O resíduo é transformado em seis subprodutos: pedra 1, pedra 3, pedrisco, brita corrida, areia e pó de pedra. Parte do material produzido a partir dos resíduos após processamento no Geresol é utilizado para cobertura de estradas não pavimentadas.
Outra parte é reutilizada na produção de concreto, utilizado em obras públicas. A brita, por exemplo, é utilizada para a construção de calçadas, pavimentação de ruas, tubulações para saneamento básico e revitalização de espaços públicos.
Imagem: Prefeitura de Jundiaí
Além disso, a Prefeitura realizou ações de conscientização da população e intensificou a fiscalização a fim de evitar descartes irregulares. Essas ações, reduziram o número de pontos de descarte irregular desse tipo de resíduo para 50. Em 2010, a prefeitura contabilizava cerca de 1.600 locais.
A adoção de tecnologias para reaproveitamento e reciclagem dos resíduos da construção civil visa atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que estabelece prazo para os estados e municípios elaborarem e atualizarem seus planos de gestão de resíduos.
Até o ano de 2010, todo o entulho de obras feitas na cidade – algo em torno de 20 mil toneladas por mês – era aterrado.
A partir de então o município estabeleceu algumas normas regulamentando a reciclagem e passou a cobrar uma taxa dos transportadores de resíduo – que, por sua vez, cobram dos geradores. Assim, o município passou a reciclar cerca de 30% dos resíduos de construção.
A partir de outubro de 2013, iniciou-se a operação de beneficiamento e o índice de reciclagem subiu para 100%.
Deste modo, a prefeitura passou a focar no combate aos pontos de descarte clandestinos.
*Via: Autossustentável
Fontes: Jornal de Jundiaí, Gazeta do Povo, Portal G1 e Prefeitura de Jundiaí
Imagem de capa: Mesa de triagem da usina SBR reciclagem em Jundiaí – SP/ Abrecon
Recentemente, na cidade de Areial, na Paraíba, o padre Danilo César realizou uma missa em…
Recentemente, a Administração de Segurança no Transporte dos Estados Unidos (TSA) emitiu um alerta urgente…
O fim do casamento entre Zé Felipe e Virginia Fonseca ganhou um novo capítulo polêmico.…
Com os avanços da tecnologia, a inteligência artificial vem evoluindo rapidamente. Dessa maneira, cresce um…
Adam Sandler está provando mais uma vez por que continua sendo um dos nomes mais…
Recentemente, nas redes sociais, um tendência um tanto inusitada vem crescendo entre os internautas: usar…