Islândia cria uma planta que captura a poluição e purifica o ar.

Resiliência Humana

Islândia cria uma planta industrial que captura a poluição e purifica o ar.

De Leonardo Granadillo

Enquanto alguns países têm plantas industriais para prejudicar o meio ambiente, os islandeses criam indústrias para limpá-lo.

Não é segredo para ninguém que os países nórdicos estão um passo à frente na conscientização ambiental, na Suécia eles reciclaram tanto e tão bem que praticamente ficaram sem lixo

Na Dinamarca há um grande controle da produção de plástico e Na Noruega, por exemplo, eles se recusaram a explorar um campo de petróleo para preservar a natureza, o que seria impensável em nosso continente.

A Islândia também não quer ficar para trás, então eles criaram uma usina de energia que tem a capacidade de capturar CO2 e transformá-lo em mineral sólido, liberando a atmosfera desses gases que danificam a camada de ozônio e afetam o planeta.


Arctic Today Arni Saeberg

O projeto foi criado pela usina geotérmica CarbFix2 em Hellisheidi (Islândia), a empresa possui uma tecnologia que ajuda a reduzir os poluentes atmosféricos. Associada à Climeworks, essa planta opera sem emissões para a atmosfera, algo que já conquistou o interesse de outros governos e empresários.


Climeworks

Entrando na parte técnica, eles conseguem isso através de módulos tecnológicos que prendem o dióxido de carbono e o sulfeto de hidrogênio do meio ambiente, então isso é diluído em água e enviado a mais de 700 metros de profundidade.


Climeworks

Uma área onde rochas basálticas produzem um fenômeno que acaba gerando um mineral sólido onde esses gases são armazenados.

É um fenômeno natural acelerado por um filtro criado pela Climeworks, que pode transformar até 900 toneladas de CO2 por ano. Este é apenas um ponto de partida, a chave é obter formações rochosas similares para que o processo seja replicado e continue tentando curar o planeta.

*Com informações de UPSOCL. Livremente traduzido e adaptado por REDAÇÃO RESILIÊNCIA HUMANA.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS







COMENTÁRIOS




Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia